O que é o
ZUMBIDO

É como um som de campainha, um zunido ou um burburinho tocando nos seus ouvidos, e é irritante. Esse ruído insuportável nos seus ouvidos é chamado de zumbido e pode ser controlado.

O zumbido não é uma doença, mas um sintoma que surge a partir de uma série de causas subjacentes. O zumbido pode ser causado por vários fatores, alguns dos quais não estão sob o seu controle, como o envelhecimento. O zumbido também tem sido associado a infecções de ouvido, cerume e neuropatias sensoriais (doenças dos nervos associados aos sentidos).

Na maioria das vezes, o zumbido é causado devido à exposição repetida a som excessivamente alto.

O que desencadeia o zumbido no dia a dia?

Em alguns dias o zumbido pode estar pior do que em outros. Isso pode acontecer pelo cansaço, pelo estresse ou porque sua imunidade está baixa devido a outros fatores, como doenças.

O tabagismo e o consumo de álcool ou café também podem fazer o zumbido se manifestar.

O que pode influenciar o zumbido?

Diversas coisas podem desencadear o zumbido, porém na maioria das vezes é causado por sons altos, que danifica as delicadas células do ouvido interno. Alternativamente, estresse, hipertensão arterial e até mesmo cerume excessivo podem provocar o zumbido. Porém ainda há outros fatores comuns que podem contribuir com essa situação:

  • Som alto

    Som alto

  • Estresse

    Estresse

  • Álcool

    Álcool

  • Tabagismo

    Tabagismo

  • Medicamentos

    Medicamentos

  • Sal

    Sal

  • Cafeína

    Cafeína

De onde vem esse
RUÍDO?

O som que você ouve é gerado pelo seu sistema nervoso ou pelo seu cérebro.

Quando você tem uma perda auditiva, seu cérebro às vezes faz uma supercompensação, criando seu próprio “ruído de fundo”.

A maioria das pessoas que sofre com zumbido tem alguma forma de perda auditiva associada com o nervo envolvido na audição. Algumas formas de zumbido também podem estar relacionadas a movimentos de músculos próximos ao ouvido, ou a problemas no fluxo sanguíneo na face ou pescoço.

No entanto, o zumbido por si só não é sinal de um problema médico grave.

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!