TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA INFANTIL

Avaliação e terapia de Linguagem Oral

A linguagem é um campo amplo e que abrange transtornos relacionados à organização, compreensão e expressão. Dessa forma, quando há dificuldades expressivas (atraso de linguagem, fala desorganizada e com vocabulário reduzido, entre outras) e compreensivas (dificuldade de entender o que é dito, seguir ordens, compreender falas longas e com detalhes em excesso, entre outras), realizamos avaliações e sessões de terapia individualizadas de acordo com cada caso.

Avaliação e Terapia de Fala

A fala está relacionada a aspectos articulatórios; além disso, fatores como ritmo, velocidade, trocas de sons e entonação também estão relacionados. Por meio da avaliação fonoaudiológica é que diferenciamos questões de fala das questões de linguagem e, então, iniciamos o processo terapêutico de acordo com a demanda de cada paciente.

Avaliação e terapia de Linguagem Escrita

A avaliação e terapia de linguagem escrita abrange não somente regras ortográficas, mas busca estabelecer e/ou aprimorar a relação fonema-grafema (relação som-letra) e as habilidades de compreensão leitora.

Avaliação e terapia do Processamento Auditivo Central (PAC) em crianças e adolescentes

Podemos definir o processamento auditivo central como aquilo que fazemos com o que ouvimos. Dessa forma, compreender a mensagem e interpretar adequadamente os sons recebidos não depende somente de limiares auditivos dentro da normalidade (não ter perda auditiva), mas de um conjunto de habilidades auditivas desempenhadas pelo processamento auditivo central. Essas habilidades também estão envolvidas na linguagem e no desempenho escolar. Assim, realiza-se avaliação completa do processamento auditivo central e, após os resultados, inicia-se o treinamento das habilidades auditivas.

Avaliação e terapia de Motricidade Orofacial (MO)

Os músculos da face são importantes para diversas funções: respiração, mastigação, deglutição (ato de engolir) e fala. Quando há fraqueza, assimetria e incoordenação desses músculos, tais funções podem ser prejudicadas. Dessa forma, a avaliação e terapia em MO busca trabalhar a musculatura orofacial e readequar as funções exercidas ou influenciadas por eles.

Terapia fonoaudiológica no TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Terapias voltadas às crianças que estão dentro do Espectro Autista, abrangendo as áreas de linguagem (verbal e não-verbal) e motricidade orofacial, auxiliando no desenvolvimento da comunicação e das habilidades sociais.

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!