A perda auditiva pode ser restaurada?

27/01/2022 11:00

A perda auditiva pode ser restaurada?
A resposta direta para a pergunta “A perda auditiva pode ser restaurada?” é que não, uma vez que a audição é perdida, você não pode restaurá-la como era antes.
Mas note o “como era antes” na resposta. Isso porque, embora a audição não possa voltar a ser como costumava, ainda é possível tratar a perda auditiva e melhorar significativamente a qualidade da audição do paciente.
Vamos explicar
Existem basicamente dois tipos de perda auditiva. Uma delas é – perda auditiva condutiva – que ocorre quando os sons não conseguem passar pelo ouvido externo ou médio devido a uma obstrução ou outro problema. Muitas vezes, a perda auditiva condutiva pode ser tratada com cirurgias ou medicamentos.
O tipo mais comum de perda auditiva – perda auditiva neurossensorial – ocorre quando o ouvido interno ou o nervo auditivo é afetado pelo envelhecimento ou devido a danos causados por ruídos (Há um terceiro tipo – perda auditiva mista – mas é uma combinação dos outros dois tipos.)
Embora a perda auditiva neurossensorial não possa ser corrigida clinicamente ou cirurgicamente, ela quase sempre pode ser tratada com a amplificação.
Aparelhos auditivos podem melhorar a perda auditiva
Os aparelhos auditivos têm amplificado sons para pessoas com perda auditiva pelos últimos 100 anos ou mais. Naquela época, é claro, eles amplificam todos os sons – o que não ajudava para a adaptação. e esse tipo de dispositivo existe até hoje, os dispositivos pessoais de amplificação de som (PSAPs) e amplificadores auditivos que podem ser comprados online funcionam de forma parecida – apenas aumentam o volume de todos os sons. (Dói só de pensar nisso.)
Mas os melhores aparelhos auditivos atuais são completamente diferentes dessa ideia de amplificar tudo. Graças às suas tecnologias modernas, eles são capazes de distinguir os sons que são de interesse – como vozes – e os sons que são “ruído” que tornam a audição desconfortável. Assim, eles podem amplificar de forma automática e instantânea os sons que você deseja ouvir, enquanto reduzem os que não deseja.
Sim, eles são inteligentes assim.
E nas mãos de um profissional da audição, eles se tornam ainda mais inteligentes. Porque esse profissional da audição é capaz de ajustá-los para que sejam mais efetivos nas frequências e ambientes específicos que você mais tem dificuldade, da mesma forma que um oftalmologista ajusta a sua receita para óculos.
A versão curta
Não, a audição não pode voltar a ser o que era antes da perda auditiva. Mas ela pode ser tratada e melhorada com a utilização de aparelhos auditivos. 

FONTE: https://starkeybrasilblog.wordpress.com/2021/09/02/a-perda-auditiva-pode-ser-restaurada/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!