Adolescentes, cuidem da sua audição enquanto ainda é possível!

30/07/2020 14:30

Adolescentes, cuidem da sua audição enquanto ainda é possível!
Um em cada cinco adolescentes sofre de perda auditiva, a maioria induzida por ruído, que é 100% evitável. É difícil encontrar adolescentes que geralmente se sentem fisicamente invencíveis, pois a maioria está mais preocupada com a pressão dos colegas do que com a orientação dos pais. No entanto, eles precisam entender os sérios riscos ao ficarem expostos ao ruído intenso. Os danos auditivos são irreversíveis.
Você sabia que 20% dos adolescentes têm algum tipo de perda auditiva? Surpreendente, eu sei. Você provavelmente pensou que era apenas para idosos ou pessoas nascidas surdas, mas a perda auditiva é real e está crescendo.
As estatísticas são assustadoras e as repercussões permanentes, por isso as crianças e adolescentes devem ser educados quanto aos cuidados com a sua audição.
Sua audição é frágil
A perda auditiva induzida por ruído ocorre quando as células sensoriais dentro da cóclea do ouvido interno são danificadas. Essas células são muito sensíveis, o que nos permite ouvir uma gama completa de tons, mas também muito delicadas. Quando expostas a ruídos altos com frequência, essas células enfraquecem e eventualmente morrem, e uma vez que o fazem, desaparecem para sempre. Os cientistas ainda não encontraram uma maneira de regenerar as células ciliadas, embora estejam trabalhando nisso.
Quais são os fatos?
A exposição prolongada a qualquer ruído igual ou superior a intensidade de 85 decibéis pode causar perda auditiva gradual. Esse é o nível de tráfego intenso de uma cidade ou de uma lanchonete da escola. Na intensidade de 105 decibéis, o volume máximo de um iPod, pode ocorrer perda auditiva em 15 minutos. Já na intensidade de 110 decibéis, no nível de um show de rock ou evento esportivo alto, os danos podem ocorrer após um minuto.
Perda auditiva não é divertida
A perda auditiva acaba levando ao isolamento, pois torna mais difícil a socialização, especialmente em restaurantes e bares com muito ruído de fundo devido à maior dificuldade de captar as vozes humanas em meio a todos os outros ruídos. Você pode perder a piada quando todos estão rindo ou começando a evitar certos amigos cujas vozes você não consegue ouvir bem.
Ouvir música também se torna menos divertido, pois talvez você não consiga ouvir determinados instrumentos ou toda a gama de tons vocais.
Manter-se na escola e no trabalho se torna mais difícil. Você pode perder instruções importantes ou peças-chave de uma palestra, especialmente se o seu professor estiver de costas para você. Além disso, você também pode dormir com o alarme se não conseguir ouvi-lo.
A vida também se torna mais perigosa, principalmente se você não consegue ouvir alarmes de fumaça ou outros sinais de alerta, que geralmente são agudos. Os agudos são, geralmente, os primeiros a serem prejudicados na perda auditiva induzida por ruído.
A perda auditiva induzida por ruído é 100% evitável
A boa notícia é que a perda auditiva induzida por ruído é totalmente evitável. Você tem o poder de proteger seus ouvidos. Siga estas regras simples e você poderá ouvir melhor a vida inteira.
1. Abaixe-o. Aprecie sua música, mas ouça em um nível seguro. São necessários quinze minutos no volume máximo do seu iPod para danificar sua audição. O tempo de audição é cumulativo, para que você possa ouvir por mais tempo em volumes mais baixos e permanecer seguro. Experimente fones de ouvido com cancelamento de ruído que bloqueiam o ruído de fundo, permitindo que você aprecie sua música em volumes mais baixos.
2. Bloqueie o barulho.  Use tampões para os ouvidos em concertos ou eventos esportivos. Eles vêm em vários tamanhos e estilos. Alguns são feitos especificamente para ouvir música.
3. Afaste-se. Quanto mais longe você estiver do barulho, mais seguro será. Sempre escolha um assento longe dos alto-falantes e, se vir um canteiro de obras barulhento, atravesse a rua.
 
Cuide SEMPRE da sua audição para manter sempre uma boa forma de comunicação e socialização com o mundo!
Se tiver alguma dúvida quanto à sua audição procure um Fonoaudiólogo!
 
Fonte: Texto adaptado https://livingwithhearingloss.com/2016/09/06/listen-up-teens-while-you-still-can/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!