Aparelho auditivo exige adaptação: entenda como evoluir no dia a dia em 8 passos

21/10/2019 17:30

Aparelho auditivo exige adaptação: entenda como evoluir no dia a dia em 8 passos
Não importa se você tem perda auditiva leve ou surdez total: a adaptação ao aparelho auditivo é um processo que exige paciência, orientação e força de vontade para que os resultados sejam alcançados.


Antes, você tinha problemas de audição. Agora, alguns sons parecem muito mais altos que o normal, e causam aflição. Ao mesmo tempo, sua voz soa diferente, e você não consegue entender a origem de alguns sons. Para piorar, ambientes ruidosos te deixam completamente perdido.


Soa familiar?


Se o processo de adaptação ao aparelho auditivo não for personalizado e orientado por profissionais especializados, as chances de que você consiga se adaptar são reduzidas. Como sabemos, não é o ouvido que ouve: é o cérebro que processa as informações que são captadas pelo ouvido.


Por isso, a recuperação auditiva não é como colocar um fone de ouvido, ou simplesmente acionar um botão que liga e desliga. É necessário reaprender a ouvir. E isso, como você deve imaginar, não é algo que ocorre do dia para a noite.


Além do processo de seleção e escolha da prótese auditiva com as características que atendam exatamente às necessidades de quem está com perda auditiva, há uma fase crucial de adaptação para que a audição volte de forma gradativa.


A seguir, você confere algumas dicas que podem facilitar esse processo de adaptação à prótese auditiva. 

8 passos para melhorar a adaptação à prótese auditiva
Você identificou o problema, procurou acompanhamento de um profissional, investiu em um aparelho auditivo, e agora chegou o momento de se adaptar à prótese. Confiamos que essas dicas vão lhe ajudar a se adaptar ao aparelho auditivo:

1. Leve o tempo que for necessário
Você já parou para pensar como o seu cérebro aprendeu a filtrar ruídos que são irrelevantes? Dois exemplos são o som das folhas ao vento e das teclas se movimentando no escritório. Com o aparelho, esses sons vão soar diferentes, e será necessário “treinar” o cérebro para que ele compreenda as diferenças e volte a executar o filtro que era feito antes.


Esse processo leva tempo, e pode ser extenuante no início, com diversos incômodos gerados pelos ruídos. É por isso que a primeira dica está relacionada à paciência: não existe um tempo ideal de adaptação, porque cada caso é um caso. Leve o seu tempo — o tempo que for necessário. 

2. Não desista diante dos primeiros problemas
Os problemas de adaptação vão ocorrer, e você precisa estar preparado para lidar com eles. Você vai ficar incomodado em alguns momentos e vai sentir irritação em outras oportunidades.


Mas você não pode desistir do aparelho, porque é justamente o uso regular que permite uma adaptação gradativa à prótese. Você precisa se familiarizar com o uso, fazendo pequenos ajustes e experimentando as diferenças. Só assim vai se habituar ao uso.

3. Diminua o volume para atenuar o desconforto auditivo
Um dos problemas mais recorrentes na fase de adaptação ao aparelho auditivo tem a ver com o desconforto auditivo causado por sons mais fortes. Uma das maneiras de contornar esse efeito é diminuir o volume do aparelho, ou alterar o ganho do aparelho. Dessa forma, você não fica tão incomodado nesses primeiros dias com a prótese. 

4. Adapte o molde para evitar o efeito de oclusão
Outro problema bastante frequente está associado ao efeito de oclusão, que ocorre quando algo tampa o canal auditivo. Se você colocar o dedo no ouvido, vai notar que a própria voz adquire um tom de eco. Para minimizar esse problema, há algumas alternativas, como manter o conduto o mais aberto possível, reduzir o ganho em frequências baixas e adaptar o molde para posicioná-lo o mais profundo possível, desde que não cause desconforto. 

5. Comece utilizando o aparelho em casa
O primeiro lugar em que você deve testar o seu aparelho é dentro de casa, em um ambiente com poucos ruídos. Assim, você vai conseguir identificar os ruídos de maneira mais precisa, sem incomodações externas.


Para conversar nesses primeiros dias, é recomendável começar por conversas individuais. Assim, você diminui as distrações e consegue treinar o cérebro para focar na única fonte de som. 

6. Evolua de forma gradativa
Você não precisa ter pressa para usar o aparelho, mas vai notar que a evolução se dará de forma gradativa. Comece usando durante algumas horas, e vá avançando gradualmente, até conseguir usar da manhã até a noite. 


Outra dica para acompanhar a sua evolução é registrar todos os problemas que ocorrem em um bloco de notas ou um diário. Assim, você consegue identificar na prática que está melhorando. Além disso, o diário servirá como uma ótima ferramenta de estudo para o profissional que lhe acompanha nesse processo. 

7. Treine a sua audição
Gradativamente, é recomendado que você vá utilizando o aparelho em ambientes diferentes, para treinar a sua audição. Depois de usar dentro de casa, converse com alguma pessoa da sua confiança. Quando superar essa fase, dê atenção ao rádio e à TV, preferindo programas de notícia, com menos ruído. Depois, use o aparelho em um parque, em meio à natureza, para ouvir o barulho das folhas e o canto dos pássaros.

8. Deixe os ambientes ruidosos para o fim
Ambientes movimentados, restaurantes e eventos devem ficar para o final na sua lista de uso do aparelho, porque são os locais em que você terá mais dificuldade para entender a origem dos sons e se comunicar de forma clara. Só utilize o aparelho nesses ambientes na fase final de adaptação.


E aí, gostou das dicas? Esperamos que o conteúdo tenha sido positivo e possa ajudá-lo nesta fase de recuperação da audição. Ficamos à disposição para ajudá-lo no que for possível!


Esse texto te lembrou alguém? Deixe seu comentário

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!