Aparelho auditivo x implante coclear

22/04/2022 16:15

Aparelho auditivo x implante coclear
Quando o assunto é recuperação e melhoria da condição auditiva, tanto o aparelho auditivo quanto implante coclear são dispositivos muito eficientes, porém com funções bem diferentes. Cada um apresenta um benefício e é indicado para tratamentos específicos de acordo com o diagnóstico médico. A principal diferença a ser apontada é que os aparelhos de audição amplificam os sons, enquanto o implante coclear é um estimulador que fará o papel de todo o ouvido.
Confira abaixo todas as funcionalidades e diferenças entre os tratamentos:
Aparelhos auditivos:
Os aparelhos auditivos, utilizados atrás da orelha, são indicados para pessoas com diferentes níveis de perda auditiva. Eles amplificam e processam a frequência dos sons do ambiente, facilitando a percepção dos mesmos. Ou seja, é necessário que a pessoa tenha algum grau de audição para que o som que ela ouve seja amplificado e, assim, seja escutado em maior volume e com qualidade aprimorada.
Nas últimas décadas, as próteses auditivas passaram por verdadeiras revoluções tecnológicas e, hoje, oferecem mais conforto, potência e conectividade. Um exemplo, é o Livio AI, primeiro aparelho auditivo a possuir sensores integrados e inteligência artificial. Além de aprimorar a audição o Livio pode detectar se a pessoa caiu e atuar como assistente virtual.
Mesmo com toda a tecnologia e resultado, estudos apontam que 90 a 95% das pessoas com perda auditiva podem ser tratadas com aparelhos, mas ainda há resistência ao uso. Falar com um profissional qualificado ou conhecidos que também passaram por isso são ótimas maneiras de aprender mais sobre como lidar com essa condição.
Implante coclear
Já, quando a pessoa não escuta nada, o implante coclear é a melhor opção. A tecnologia possui dois sistemas, um externo e outro interno implantado cirurgicamente na área óssea do ouvido. Diferente do aparelho auditivo, sua função não é amplificar sons e sim estimular as funções do ouvido e do nervo, recriando as percepções sonoras. Isso significa que ele captará o som do ambiente, o transformará em um sinal elétrico para o nervo auditivo e o levará para o cérebro, executando todas as funções que seriam do ouvido, tímpano, ossos e cóclea.
É importante ressaltar a necessidade de cirurgia, que não é preciso no uso de aparelho auditivo. A técnica varia de acordo com o tipo de implante, mas normalmente o paciente é sedado com anestesia geral. Após, é feito um corte de cerca de 4 centímetros atrás da orelha para posicionar os eletrodos.
Também é necessário ter em mente que o implante coclear não devolve a audição normal para as pessoas e que a qualidade do som percebido é diferente. Após a cirurgia, a pessoa terá que reaprender os sons como se estivesse aprendendo uma nova língua.
Mesmo sendo tecnologias com diferentes funcionalidades, o aparelho auditivo e o implante coclear também podem atuar em conjunto para garantir uma melhor qualidade da audição. O melhor tratamento sempre será definido por um médico especializado.
FONTE: https://starkeybrasilblog.wordpress.com/2019/10/24/aparelho-auditivo-x-implante-coclear/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!