Aparelhos auditivos e implante coclear podem reduzir declínio cognitivo

11/01/2023 11:45

Aparelhos auditivos e implante coclear podem reduzir declínio cognitivo

Uma recente meta-análise e revisão sistemática publicada no Journal of the American Medical Association (Yeo et al., 2022) descobriu que o uso de tecnologias auditivas, incluindo aparelhos auditivos ou implantes cocleares, pode reduzir ou retardar o declínio cognitivo em adultos de 18 anos ou mais com Perda de audição. Este estudo incluiu 31 estudos consistindo de 137.484 participantes com perda auditiva confirmada.

Os resultados do estudo sugeriram que o uso das duas tecnologias auditivas resultou em uma redução significativa de 19% nos riscos de declínio cognitivo quando comparado a adultos sem tecnologia auditiva. Os benefícios da tecnologia auditiva foram documentados para adultos que tinham cognição de base normal, bem como para aqueles com problemas cognitivos leves.

Nesta análise, os pesquisadores controlaram possíveis variáveis ​​de confusão, incluindo idade, sexo, educação, status socioeconômico e comorbidades. O uso das tecnologias auditivas também foi associado a uma melhoria significativa de três por cento na cognição geral.

Os autores concluem que as descobertas deste estudo podem ser usadas para encorajar os pacientes a adotar tecnologias auditivas para mitigar o risco de declínio cognitivo, incluindo demência.

Fonte: https://www.audiology.org/hearing-aids-and-cochlear-implants-may-reduce-cognitive-decline/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!