Audição na infância, muito além de ouvir - OtoPlena Clínica, Pelotas - RS

20/09/2016 15:30

Audição na infância, muito além de ouvir - OtoPlena Clínica, Pelotas - RS
No evento realizado no dia 30 de agosto de 2016, a equipe OuveBem  a temática "Audição na infância, muito além de ouvir", na OtoPlena Clínica, em Pelotas - RS. Voltado para pediatras e fonoaudiólogos da cidade, o principal objetivo da palestra das Dras. Fgas. Sonia Bortholuzzi e Paula Marchetti foi abordar aspectos da audição infantil na infância, que podem passar desperecebidos pelos profissionais que trabalham com a clínica infantil. 

Sobre o evento, a Dra. Fga. Paula Marchetti explica mais sobre a audição infantil e seus cuidados para o nosso blog:
"Exploramos a importância das correlações da Audição com a aprendizagem, com o desenvolvimento da fala e da linguagem, com o processamento auditivo, com a respiração e com as otites. Além da necessidade de observar os marcos do desenvolvimento da fala e da linguagem, e quando deve ocorrer intervenção.

A otite é um problema recorrente na clínica infantil, a qual pode gerar perdas auditivas condutivas, pela presença da secreção na orelha média, além das perdas auditivas mínimas e perdas auditivas unilaterais, que muitas vezes passam despercebidas, porém causam um impacto muito grande no desenvolvimento da criança. Por terem menos acesso à fala, as crianças com essas perdas correm o risco de, alterações de fala, de linguagem e acadêmicas, além de dificuldades sócio-emocionais. 

Sendo assim, nosso objetivo  foi salientar a importância de acompanhar a audição do público infantil, além do teste da orelhinha, existem outros métodos que devem ser utilizados, como a impedanciometria e a  audiometria. E quando necessário a realização de outras avaliações de fala, de linguagem, da aprendizagem, do processamento auditivo, além do acompanhamento otorrinolaringológico.

Sendo assim, um  dos objetivos da Oto Plena e da OuveBem é cuidar da população infantil com um olhar para todas as variáveis que podem interferir no desenvolvimento pleno das nossas crianças.  Quando tudo for avaliado, isto é, nossas crianças forem cuidadas, teremos assegurado o desenvolvimento de uma criança de forma plena e não o tratamento de uma doença de forma isolada".

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!