Como a qualidade do sono pode estar relacionada com o zumbido?

07/07/2023 13:45

Como a qualidade do sono pode estar relacionada com o zumbido?
Diferente do que normalmente pensamos, o sono não é um processo tão simples quanto ligar e desligar. Dormir envolve uma série de mecanismos fisiológicos e o sono passa por diferentes estágios. No entanto, de uma coisa todos nós sabemos: dormir é importante e todos precisamos dormir para funcionar.

Mas, afinal de contas, como o zumbido se relaciona com o sono? Atrapalhando as noites tranquilas e nos impedindo de dormir?

Também. Apesar disso, a relação entre sono e zumbido é mais complexa do que isso.

Enquanto dormimos, passamos por diferentes estágios do sono: os estágios iniciais são de sono superficial, aquele sono em que somos facilmente acordados, enquanto o último estágio, conhecido como sono REM, é o sono mais pesado, profundo. O estágio REM do sono é extremamente importante pois é somente nesse momento que o corpo passa por processos internos importantes, como o de descarte de memórias e aprendizados não-significativos, que só irão sobrecarregar a mente.

Quando dormimos poucas horas por noite ou temos pouca qualidade do sono, dormindo e acordando diversas vezes, não conseguimos chegar ao estágio de sono REM. Processos fisiológicos importantes, que só aconteceriam durante este estágio, não acontecem e corpo e mente ficam sobrecarregados, cansados, sem funcionar com plena energia. Tal condição acaba sendo estressante e nos torna mais propensos a focar no lado negativo das situações cotidianas. Desse modo, ter mais foco em algo que constantemente causa irritação, como o zumbido, fica muito mais fácil.
Além disso, já se sabe que o zumbido está muito ligado à audição. Este sentido é possível, principalmente, graças a um conjunto de delicadas células que ficam na orelha interna. Quando o corpo está estressado, produzindo mais hormônios relacionados ao estresse e sem conseguir descansar, a saúde dessas células pode ser afetada (assim como o de todas as outras células do corpo).

Mas o que posso fazer se é o zumbido que me impede de dormir?

Algumas estratégias como o enriquecimento sonoro do ambiente com sons contínuos podem ajudar. Existem áudios com sons da chuva, de cachoeira, de natureza e uma série de outros estímulos que podem contribuir para que o zumbido não seja percebido de forma tão intensa.

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!