Consequências da poluição sonora

08/07/2022 11:15

Consequências da poluição sonora
A poluição sonora é causada pelo excesso de ruídos em altos níveis de decibéis, como barulhos de obras, sirenes, ônibus, avião, fábricas, comércios, festas, entre outros. Cada vez mais ela se destaca como um problema de saúde pública, podendo afetar tanto o físico como o mental. O grande problema é que esses sons fazem tão parte do nosso cotidiano que muitas vezes nem percebemos os impactos negativos que são capazes de causar.
A percepção do som varia de pessoa para pessoa, mas todo ruído que provoca incômodo pode ser considerado como poluição sonora. O nível de ruído recomendado para a audição é de até 50 decibéis, acima disso o som já pode causar efeitos negativos na saúde a curto ou longo prazo. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o excesso de barulho causa sérios danos podendo refletir no sono, comportamento, produtividade e até mesmo no psíquico.
O que fazer?
– A poluição sonora está em todos os lugares, até mesmo no ambiente de trabalho. Nesses casos o recomendado é a utilização de protetores auriculares, que diminuem o volume do som e consequentemente reduz o impacto no ouvido.
– É muito importante dar pausas de silêncio ao longo do dia. Ficar em ambientes silenciosos durante um período de tempo parece algo simples mas faz muito bem à saúde.
– Além disso, evitar locais com muito barulho, escutar música em volumes baixos, não gritar em ambientes fechados, evitar aglomerações e ficar longe de caixas de som em shows e eventos são recomendações para evitar os efeitos da poluição sonora.
FONTE:https://starkeybrasilblog.wordpress.com/2019/11/28/consequencias-da-poluicao-sonora/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!