Cuidados com a audição no dia a dia de trabalho

18/02/2022 14:30

Cuidados com a audição no dia a dia de trabalho
Você já parou para pensar como os ruídos excessivos no dia a dia de trabalho podem ser extremamente prejudiciais a sua saúde?
A Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho estabelece que o nível de ruído máximo tolerável seja 85 decibéis para uma carga horária de 8 horas de trabalho. Mas, dependendo da intensidade, tempo de exposição e tipo de trabalho realizado, esses níveis podem acabar sendo facilmente ultrapassados.
A exposição prolongada a altos níveis de poluição sonora que exceda o limite de tolerância pode provocar a perda gradual da audição além de sintomas como dores de cabeça, tonturas, irritabilidade, zumbidos e problemas digestivos (como gastrite).
Principalmente – mas não apenas- os funcionários que trabalham em ambientes onde há muito barulho, é importante se proteger para evitar problemas graves e irreversíveis de audição.  Confira algumas dicas:
Se você costuma utilizar fones de ouvido, procure regular e moderar a altura do som para que ela nunca ultrapasse a metade do volume máximo.
Se você trabalha em ambientes com altos ruídos e poluição sonora, opte pelo uso de protetores auditivos. Eles apenas diminuem o volume dos sons, abafando-os, e ainda sim permitem que você escute tudo. No mercado existem variados modelos de protetores de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como: protetor auricular tipo espuma, tipo concha e tipo plug. Tem para todos os gostos!
Dê pausas de silêncio ao longo do dia. Vá para um ambiente silencioso por alguns minutos. Seu ouvido agradece!
E se você é empregador, não deixe de prestar atenção à saúde auditiva. Ofereça exames para seus funcionários, reveze as atividades para não sobrecarregar um único trabalhador na exposição aos ruídos e disponibilize sempre equipamentos de proteção individual.
Além dos cuidados citados, após um dia de trabalho é recomendado um “repouso auditivo” que significa dar um descanso profundo aos seus ouvidos, permanecendo em ambientes silenciosos por vários minutos. A prática pode parecer simples mas faz muito bem a saúde. Não deixe de praticar!

FONTE:https://starkeybrasilblog.wordpress.com/2017/05/03/cuidados-com-a-audicao-no-dia-a-dia-de-trabalho/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!