Estou ouvindo! Preciso mesmo usar aparelho auditivo?

28/07/2023 08:15

Estou ouvindo! Preciso mesmo usar aparelho auditivo?
Uma das queixas que mais são ouvidas pelo fonoaudiólogo é trazida no título desta publicação: o paciente que não sente que precisa usar aparelhos auditivos apesar das recomendações médicas e fonoaudiológicas. O paciente não percebe a perda auditiva pois escuta muitos sons e, em ambientes silenciosos, não percebe problemas para conversar; logo, acha que o aparelho auditivo não é necessário. Por que isso acontece?
A audição humana abrange frequências que vão dos 20Hz a 20.000Hz. As frequências são diferentes umas das outras, de forma que quanto menor é a frequência, mais grave é o som e vice-versa. Os sons do ambiente e os sons da fala apresentam características específicas, de forma que cada som está em frequências específicas.
A perda auditiva não atinge todas as frequências de forma igual. Na maioria dos casos, temos uma perda maior em determinadas frequências e uma perda não tão grande nas outras; e é essa característica que faz com que percebamos com mais intensidade alguns sons e outros não.
No caso do paciente que escuta, mas não entende, a perda auditiva pode estar mais acentuada nas frequências em que ficam os sons da fala. Dessa forma, ele escuta sem grande dificuldade os sons que estão nas frequências que não foram tão acometidas pela perda, mas tem dificuldade para entender o que é dito, como as frequências em que estão os sons da fala foram afetadas.
E é aí que entra o importante trabalho do fonoaudiólogo. Por meio de exames, esse profissional consegue analisar o perfil da perda de cada paciente e ajustar adequadamente o aparelho auditivo, fazendo com que o uso fique confortável e eficaz. Quando postergamos o uso dos dispositivos mesmo depois da confirmação de algum grau de perda, corremos o risco de perder sons importantes e, consequentemente, aumentamos a dificuldade de compreensão de fala, o que pode levar a episódios de tristeza e isolamento a longo prazo.
Buscar ajuda é muito importante. O fonoaudiólogo irá ajudá-lo a entender melhor o perfil de sua perda e buscar a solução ideal.
Nós aqui da OuveBem nos dedicamos a cuidar da sua audição.
🦻Central de Atendimento: 55 51 994066185
.
🌎 Site : http://www.ouvebem.com.br
.
🫂 Mais do que vender aparelhos auditivos, reabilitamos sua vida.
#acessibilidade #aparelhoauditivo #surdo #perdaauditiva #surdez #otorrinolaringologia #fonoaudiologia #audiometria #processamentoauditivo #otoneurologia #eletrofisiologia #pac #bera #peate #vecto #p300 #starkey #melhoraparelhoauditivo

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!