Fones de ouvido são tão perigosos quanto turbinas de avião

24/05/2016 16:20

Fones de ouvido são tão perigosos quanto turbinas de avião
Você sabia que ouvir música com volume muito alto em fones de ouvido pode danificar o revestimento das células nervosas, levando à surdez temporária. Segundo os pesquisadores que realizaram um novo estudo na Universidade de Leicester (Reino Unido),  os fones de ouvido podem chegar a níveis de ruído semelhantes aos dos motores de aviões a jato .

Ruídos altos são conhecidos por causar problemas de audição como a surdez temporária e zumbido nos ouvidos. O estudo liderado pelo Dr. Martine Hamann descobriu que os efeitos de ruídos acima de 110 decibéis em uma parte do cérebro chamada núcleo coclear dorsal, causam, também, dano celular subjacente.

As células nervosas que transportam sinais elétricos das orelhas para o cérebro tem um revestimento chamado de “bainha de mielina”, que ajuda os sinais a viajarem ao longo da célula. O núcleo coclear dorsal é quem carrega sinais de células nervosas do ouvido para as partes do cérebro que decodificam e dão sentido aos sons os ruídos 

A exposição a ruídos altos pode danificar ou destruir as células deste revestimento, interrompendo os sinais elétricos. Assim, os nervos não conseguem transmitir de forma eficiente a informação das orelhas até o cérebro. Você não escuta direito. Mas esse revestimento pode se regenerar e as células voltarem a funcionar. Assim, a perda de audição pode ser temporária. “Nós agora entendemos por que a perda de audição pode ser reversível em alguns casos. Geralmente, efeito é reversível após três meses”, explica o Dr. Hamann.

Fonte: Museu do Aparelho Auditivo

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!