Gagueira? O que é?

03/08/2023 15:00

Gagueira? O que é?
Para podermos falar um pouco mais sobre a gagueira, primeiro precisamos falar sobre a fluência. A fluência de fala pode ser compreendida ao pensarmos num rio, que flui naturalmente em seu curso; no entanto, se há pedras ou outros obstáculos no caminho, o curso do rio não será tão leve e fluido. O mesmo ocorre com a fala: para que seja compreendida pelo outro, a fala precisa ser fluente, ou seja: ter ritmicidade adequada e natural.
Quando existe algum processo que interfere na fluência da fala, o chamamos de disfluência. O grupo das disfluências é dividido em alguns tipos, sendo:
Disfluência comum: algo que todos nós fazemos durante a fala cotidiana. São exemplos: ‘’hmm…’’, ‘’tipo…’’, ‘’deixa eu ver…’’, pausas excessivamente longas, entre outros.
Taquifemia: caracterizada por uma velocidade de fala elevada, prejudicando a inteligibilidade.
Taquilalia: muito semelhante à taquifemia, prejudicando a inteligibilidade da fala devido à velocidade elevada; no entanto, não ocorre aumento do número de hesitações e disfluências comuns, o que geralmente é observado na taquifemia.
Gagueira: o distúrbio de fluência mais conhecido. É caracterizada por repetições involuntárias de sons, sílabas e monossílabas, bem como hesitações e bloqueios. Além disso, pode estar acompanhada por concomitantes físicos: agitação de mãos e pés, piscar os olhos repetidamente, tensão na musculatura do pescoço e da face, entre outros.

Diferentes transtornos da fluência são, erroneamente, caracterizados como gagueira. Para mais, existem diversos mitos que envolvem a disfluência, sendo o mais famoso aquele que afirma que não há o que fazer pelo indivíduo disfluente.
O fonoaudiólogo é o profissional apto para avaliar e intervir nos transtornos da fluência. Por meio da terapia fonoaudiológica é possível reduzir (e muito!) o impacto da disfluência na fala de crianças, adolescentes e adultos.
Nós aqui da OuveBem nos dedicamos a cuidar da sua audição.
🦻Central de Atendimento: 55 51 994066185
.
🌎 Site : http://www.ouvebem.com.br
.
🫂 Mais do que vender aparelhos auditivos, reabilitamos sua vida.
#acessibilidade #aparelhoauditivo #surdo #perdaauditiva #surdez #otorrinolaringologia #fonoaudiologia #audiometria #processamentoauditivo #otoneurologia #eletrofisiologia #pac #bera #peate #vecto #p300 #starkey #melhoraparelhoauditivo #fonoterapia #terapiafono #terapiafala #linguagem

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!