Jogos que elevam o nível de atenção em crianças com TDAH

03/06/2016 13:55

Jogos que elevam o nível de atenção em crianças com TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade  - TDAH - se caracterizapela combinação de dois sintomas: desatenção e hiperatividade/impulsividade. As crianças são consideradas como avoadas ou estabanadas. Estas características se associam a algumas dificuldades na escola e de relacionamento com as outras crianças, os pais e os professores.
Crianças com TDAH têm dificuldades em executar tarefas, especialmente aquelas cujo sucesso depende de uma sequência orquestrada de passos.
O jogo Amazing Alex - auxilia as crianças a medida em que exige o planejamento de estratégias para que os níveis sejam ultrapassados. Além de planejar, o jogador tem que compreender a interação complexa estabelecida entre os inúmeros objetos da cena.
A história do jogo se passa em torno de um garoto que gosta de construir coisas. O jogador deve construir engenhocas e soluções criativas para conquistar estrelas de inúmeras formas.
Não é um jogo agitado onde elementos se deslocam freneticamente na tela. Ao contrário, tudo é estático e pode ser observado o tempo que for necessário pela criança até para resolver o problema. Esse é um ponto forte que conta muito a favor do uso deste game por crianças com TDAH.
Outra aplicação interessante do jogo: o ensino de ciências e conceitos básicos da física. O jogo combina os princípios da física em um ambiente divertido e familiar. Assim, já nos primeiros níveis, o jogador será capaz de compreender o objetivo e a natureza física dos elementos interativos. As crianças serão capazes de identificar o papel da gravidade, a maneira em que os objetos se movem além de conceitos como inércia e fricção.

Outros exemplos de atividades interessantes de brincadeiras e jogos eletrônicos que trabalham a atenção e o planejamento de estratégias.
Bejeweled:  jogo que exige concentração de seus jogadores. É divertido e pode diminuir até os níveis de stress.
Quebra-cabeças e palavras cruzadas são sempre indicados para manter o cérebro em atividade
Esportes, como futebol e natação requerem tanto habilidades físicas como cognitivas. Um exemplo clássico é o do nadador, Michael Phelps que iniciou aulas de natação para melhorar sintomas de TDAH.
Jogos de memória:  estimula o pensamento, memorização, identificação de figuras, estabelecimento do conceito de igual e diferente, além de orientação espacial.

Fonte: educacaofutura.com.br

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!