Luva que traduz libras criada por alunos da UNIPAMPA ganha prêmio internacional.

06/07/2018 12:56

Luva que traduz libras criada por alunos da UNIPAMPA ganha prêmio internacional.
Uma luva capaz de captar o gestual de cada dedo e, com isso, reproduzir no computador o movimento perfeito da mão e traduzir a linguagem de Libras de forma rápida para quem não conhece a linguagem. Esse projeto levou equipe da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) a conquistar prêmio internacional na área de circuitos e sistemas.
Entre os dias 27 e 30 de maio, os estudantes Felipe Antunes Quirino, 19 anos, e Marcelo Romanssini, 26 anos, representaram o Estado no International Symposium on Circuits and Systems 2018 (Iscas), em Florença, Itália. O evento foi promovido pela Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), uma das principais organizações da área.
Orientados pelo professor Alessandro Girardi, os universitários desenvolveram a luva com o objetivo de aumentar a interatividade entre ser humano e máquina, principalmente em indivíduos com alguma deficiência visual, auditiva ou de fala.
O projeto, iniciado em agosto do ano passado, já havia vencido duas etapas da competição antes de chegar a grande final.
— Nas etapas anteriores, pegamos os feedbacks dos avaliadores. Com isso, melhoramos cada vez mais o projeto. Principalmente para os estudantes, foi uma oportunidade única: disputar uma competição mundial e sair vitoriosos - ressaltou Girardi.
Reprodução / Reprodução
Além dos gaúchos, o Brasil também estava representado pelos estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Outras duas universidades estavam na disputa: uma de Taiwan, atual campeã e favorita a levar o prêmio, e uma do Chipre, representante do continente europeu.
— No início, tivemos um friozinho na barriga, mas estávamos preparados. Ficamos duas semanas só ensaiando o que falaríamos na apresentação — afirma Felipe, que atualmente está cursando o 3° semestre de Ciências da Computação.
A equipe também contou com dois estudantes do Ensino Médio do Colégio Divino Coração, de Alegrete, Enzo Weber e Rafael Dorneles. Esses, porém, não puderam comparecer ao evento.
Agora, o grupo trabalha com a expectativa de como aplicar o vitorioso projeto. Segundo Girardi, eles irão focar em áreas como, por exemplo, a fisioterapia, e na alfabetização de libras para crianças e jovens.
— A luva detectaria o movimento corporal da pessoa e auxiliaria os profissionais, analisando se está correto ou não — explica o professor.
Tanto Felipe quanto Marcelo possuem boas lembranças do trabalho e do evento que, segundo os estudantes, será uma porta de entrada para a vida profissional.
— Isso abre novas portas, principalmente, para o nosso reconhecimento. Quem sabe uma vaga em alguma pós-graduação? — sonha Felipe.
— Ver o teu trabalho, o resultado, é uma sensação inexplicável. O nosso maior prêmio foi ter participado de um evento como esse — conta Marcelo, aluno do 6° semestre de Engenharia Elétrica.
O Iscas 2018 é um dos principais e mais conhecidos eventos no ramo. Os gaúchos foram avaliados por uma banca formada por cincos cientistas renomados, além de exporem o seu projeto para outros estudiosos e grandes empresas do setor.
O Projeto
A luva é composta por seis sensores (cinco colocados nas pontas dos dedos e um na parte superior da mão), responsáveis por captar o gestual de cada dedo. Com isso, é possível reproduzir no computador o movimento perfeito da mão.
Os sinais são enviados para um microcontrolador, colocado na parte superior na luva, que emite os códigos para smartphone ou computador via bluetooth. O computador é programado com o alfabeto em libras, que permite transcrever o sinal feito pela mão, em uma letra. O conjunto dos sinais forma uma palavra, auxiliando na comunicação.
Todo o dispositivo foi pensando em um grupo de pesquisa da Universidade, o Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica (Gama).

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/06/luva-que-traduz-libras-criada-por-alunos-da-unipampa-ganha-premio-internacional-cji54m6xm0bed01pa8px3jlom.html

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!