Música no trabalho: saiba quando dar Play ou Pause

30/09/2016 09:40

Música no trabalho: saiba quando dar Play ou Pause
Quando o ambiente de trabalho é muito agitado ou demanda informação em excesso para os nossos sentidos, escutar música pode ser uma boa saída para retomar a concentração e manter a calma. Contudo, há momentos em nosso trabalho que requerem uma dedicação exclusiva, e a música pode confundir a linha de pensamento.
Por isso, preparamos alguma dicas de quando dar Play ou Pause no seu dispositivo enquanto estiver trabalhando:
 
• Quando estiver aprendendo algo novo = Pause
 
O ato de aprender requer que o cérebro analise e memorize instruções ou fatos. Quando você está escutando música, o seu cérebro processa dados auditivos em vez de instruções/fatos. Em função dessas multitarefas, o cérebro pode interditar essas funções de aprendizado impropriamente, seja associando-as de formas estranhas ou cometendo erros sobre os tópicos mais importantes. Portanto, quando você tiver que aprender algo novo no trabalho, o melhor é desligar a música, especialmente se estiver aprendendo através da fala ou da escrita, já que a música possui uma letra.
 
• Quando o ambiente for barulhento = Play
Se o seu espaço de trabalho for barulhento, o cérebro tentará associar cada informação do ambiente de forma individual. Para cada elemento do lugar, o processo demandará uma energia que você poderia estar usando para focar em suas tarefas profissionais. Isso também aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse - e diminui os níveis de dopamina. Por isso, a produtividade por decair, mesmo que a sua função não exija aprender algo novo. Nesse contexto, escutar música pode ajudar, porque ela bloqueia o excesso de sons diversos no ambiente.
 
• Quando o trabalho for repetitivo = Play
 
Diversos estudos indicam que, no geral, pessoas que escutam música enquanto trabalham em funções repetitivas produzem mais rápido e cometem menos erros. A explicação para esse resultado está no fato de que escutar uma música que você gosta provoca a liberação de bons neurotransmissores, como dopamina, que auxiliam no sentimento de relaxamento e felicidade, e, consequentemente, ajudam a manter o foco.
O bom humor também afeta a forma como você interage com seus colegas de trabalho. Ao sentir-se bem, você é mais respeitoso, paciente e cooperativo, o que leva a um trabalho
 
 
• Quando está escutando uma música nova = Pause
 
Quando você escuta uma música nova, essa atividade envolve um elemento de surpresa ou novidade. Seu corpo libera dopamina em resposta, causando-lhe um sentimento de prazer. Esse processo pode fazer a música mais atraente do que qualquer outra tarefa que você está tentando fazer, chamando a atenção para a melodia e comprometendo o seu foco de trabalho.

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!