O que é perda auditiva leve?

16/09/2019 10:30

O que é perda auditiva leve?
Apesar de parecer pouco preocupante, o termo "perda auditiva leve" indica problemas auditivos que merecem cuidados e tratamentos efetivos. Os profissionais da área classificam os limiares auditivos entre 25 e 40 dB como uma perda auditiva leve. Mas, além de medir com precisão a sua perda auditiva, como saber quando há perda auditiva leve?

Pessoas com perda auditiva leve tendem a ser capazes de ouvir a fala quando alguém está conversando por perto ou se o local está silencioso; além de ouvir claramente quando as pessoas estão falando alto. No entanto, indivíduos com perda auditiva leve provavelmente sentem que as pessoas estão resmungando e / ou que seus ouvidos estão constantemente entupidos. Eles também sentem dificuldade de compreensão quando há sinais de som concorrentes (por exemplo, fala e ruído juntos). Além disso, muitas pessoas com perda auditiva leve sentem que têm uma abundância de cera em seus ouvidos e que ouviriam bem se estivessem limpos.

Outro fator notável é que, para quem possui perda auditiva leve, algumas consoantes são muito suaves e causam dificuldades de entendimento e compreensão. Isso poderia levá-los a pensar que as pessoas não estão falando claramente; no entanto, é o sistema auditivo lutando para conseguir compreender os sons que estão sendo escutados.

A perda auditiva leve é ​​corrigível com aparelhos auditivos. Com eles, pessoas que sofrem com essa condição poderão ouvir novamente com mais clareza e compreensão. Os aparelhos auditivos também os ajudarão a entender melhor a fala quando houver sinais concorrentes.

No passado, muitas pessoas não tratavam a perda auditiva leve porque não consideravam-na um grande problema. Mas as coisas estão mudando: atualmente, pesquisas estão sendo conduzidas para mostrar que o tratamento de perda auditiva leve pode prevenir uma nova atrofia do sistema auditivo. Outros estudos mostram que o uso de aparelhos auditivos pode retardar o declínio cognitivo em pacientes idosos.

Se você acha que pode ter perda de audição ou está experimentando qualquer sintoma de perda auditiva, leve ou não, indicamos agendar uma consulta com um profissional de audição para que seja avaliado.

Fonte: https://www.starkey.com/blog/2019/08/What-is-mild-hearing-loss

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!