O que é TDAH: causas, sintomas e tratamento da doença que atinge milhões de pessoas.

05/04/2018 16:21

O que é TDAH: causas, sintomas e tratamento da doença que atinge milhões de pessoas.
O que é TDAH: causas, sintomas e tratamento da doença que atinge milhões de pessoas.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), também conhecido simplesmente por Déficit de Atenção, é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que se manifesta na infância e geralmente acompanha o indivíduo por toda sua vida. É caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
O Transtorno de Déficit de Atenção pode acontecer com ou sem a hiperatividade e, de acordo com a classificação atual do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, existem três tipos principais de TDAH. São eles:
-TDAH Tipo Desatento: é caracterizado pela desatenção, resistência à distração, dificuldade para sustentar a concentração em atividades mais exigentes e falta de percepção da passagem do tempo;
-TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo: é caracterizado pela agitação, hiperatividade e impulsividade. A hiperatividade pode ser um problema, uma vez que a busca por estimulação, quando aliada à dificuldade de pensar antes de agir, pode trazer consequências graves;
-TDAH Tipo Misto: apresenta simultaneamente as características dos tipos de TDAH desatento e hiperativo-impulsivo.
O TDAH é resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que possuem este distúrbio tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui ao invés de aumentar — como acontece nas pessoas que não apresentam o problema. Trata-se de uma condição física que se caracteriza pelo subdesenvolvimento e mau funcionamento de certas partes do cérebro, levando a uma má comunicação entre os neurônios e falta de sincronização entre diversas partes do cérebro.

-Sintomas do TDAH
Sintomas comuns de desatenção
Falta de atenção a detalhes e hábito de cometer vários erros por descuido;
Dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
Não escutar quando lhe dirigem a palavra;
Falta de capacidade para seguir instruções e de terminar deveres e tarefas;
Dificuldade para organizar tarefas e atividades;
Hábito de evitar e relutar se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;
Costume de perder objetos necessários às tarefas ou atividades;
Ser facilmente distraído por estímulos externos;
Ser esquecido em relação às atividades cotidianas.
Sintomas comuns de hiperatividade e impulsividade
Mania de remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira;
Não conseguir ficar sentado em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que a pessoa permaneça sentada;
Correr ou subir nas coisas em situações em que isso é inapropriado;
Sensação de inquietude;
Incapacidade de brincar ou se envolver calmamente em atividades de lazer;
Incapacidade de ficar parado por muito tempo;
Falar demais;
Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;
Dificuldade de esperar sua vez;
Mania de interromper ou se intrometer em conversas e atividades, tentando assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usar coisas dos outros sem pedir.

Em geral, é preciso que a criança apresente seis ou mais desses sintomas por mais de seis meses antes de ser feito o diagnóstico de TDAH. Em adultos ou adolescentes, é preciso apresentar apenas cinco destes sintomas.

-Tratamento para Déficit de Atenção
O tratamento precoce do TDAH é fundamental para que a vida daqueles que têm o transtorno seja mais saudável, produtiva e tenha qualidade. Por isso, é imprescindível que os sintomas sejam logo identificados e o problema seja tratado corretamente.
O tratamento do Déficit de Atenção abrange psicoterapia estrutural e organizadora, envolvendo toda dinâmica familiar, medicação quando necessário e muita informação e conscientização sobre o problema. Comprovadamente, a terapia cognitiva comportamental é que dá melhores resultados.
Além disso, algumas atitudes simples são muito eficientes para ajudar no tratamento. Confira:
-Apoio dos pais e reforço positivo
-Os comportamentos negativos relacionados ao Déficit de Atenção jamais devem ser colocados em foco, e é importante que os pais e cuidadores elogiem e reforcem os comportamentos positivos. O reforço positivo estimula a criança a repetir aquele comportamento.
Os pais devem aprender a controlar as situações por meio da obediência e autocontrole. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba como lidar melhor com o transtorno e, na medida do possível, fale com a criança sobre as emoções e como aprender a controlá-las.
-Prática de atividade física
O exercício físico é um remédio natural e eficaz para TDAH. Isso porque ele desenvolve as funções do cérebro que controlam a impulsividade e a hiperatividade, além de liberar endorfinas que acalmam o cérebro. Estes compostos de “boas sensações” regulam o humor e o prazer.
A prática de atividades físicas também eleva os níveis de dopamina, noradrenalina e serotonina do sangue. Esses neurotransmissores regulam a capacidade de foco, atenção e os centros de recompensa do cérebro.
-Organização e regras
Tenha uma rotina com hora para dormir, acordar, comer e para outras atividades diárias. Livre-se da bagunça, uma vez que a desordem pode contribuir para a sensação de sobrecarga e favorecer a distração. Reduza as coisas jogadas nas mesas e a bagunça espalhada nas prateleiras e pela casa. Designe locais específicos para itens importantes.


FONTE: http://www.sbie.com.br/blog/o-que-e-tdah-causas-sintomas-e-tratamento-da-doenca-que-atinge-milhoes-de-pessoas/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!