O que você aprendeu com a perda auditiva?

23/07/2020 14:30

O que você aprendeu com a perda auditiva?
Quando descobrimos a presença de uma perda auditiva, muitos são os questionamentos que surgem em nossa mente. Entretanto, os ensinamentos que acompanham o nosso caminho com a perda auditiva também são inúmeros. Abaixo listamos 8 ensinamentos que você irá descobrir com a perda auditiva.  
 
1. Você ouve com seu cérebro, não com seus ouvidos.
Isso significa que a fadiga auditiva é um fator crítico na forma como ouvimos. Também explica por que as pessoas com perda auditiva podem ter problemas para lembrar as informações apresentadas oralmente ou aprender novas palavras. Pessoas com perda auditiva estão gastando um poder de processamento cerebral significativo simplesmente para ouvir, o que significa que há menos capacidade cerebral disponível para outras atividades.
 
2. Não há necessidade de sofrer sozinho.
A perda auditiva é difícil de entender até que você a tenha vivido. Encontre outras pessoas com perda auditiva com as quais possa se solidarizar, compartilhar dicas e encontrar consolo. Amigos com perda auditiva fornecem um apoio maravilhoso, especialmente em um dia de audição particularmente difícil. Com o tempo, eu e meus amigos com perda auditiva descobrimos que temos muito mais em comum do que nossos ouvidos insatisfatórios. Eu sou inspirado por tudo que eles alcançam, apesar de seus desafios.
 
3. A auto-defesa é a chave do sucesso.
Não seja tímido! Se você não pedir a assistência de que precisa, é improvável que isso ocorra. A perda auditiva é uma deficiência invisível, portanto você deve se identificar. Sinta-se à vontade para declarar publicamente sua perda auditiva e pedir a ajuda que deseja. Quanto mais específico você for em suas solicitações, melhores serão os resultados. Você pode praticar com estranhos primeiro se sentir mais confortável. Depois de encontrar as palavras certas, defender-se fará parte de sua rotina diária.
 
 
 
4. Aparelhos auditivos sozinhos raramente são suficientes.
Infelizmente, os aparelhos auditivos não são como óculos , o que significa que eles não restaurarão sua audição ao normal. Embora os aparelhos auditivos amplifiquem os sons, eles não os tornam mais nítidos ou claros. De fato, em ambientes com muito ruído de fundo, os aparelhos auditivos às vezes fazem o oposto. Explore dispositivos de escuta assistida, loops auditivos e alternativas de legenda para ajudá-lo a navegar nessas situações desafiadoras. Com o advento dos aparelhos auditivos de venda livre, nossas escolhas só serão ampliadas. Mantenha-se atualizado sobre os avanços para obter o máximo de benefícios.
 
5. A perda auditiva é cansativa.
Quando você tem perda auditiva, ouvir requer um esforço que pode afetar seu nível de energia à medida que o dia avança. Depois de saber isso, você pode considerar intervalos de escuta conforme necessário e agendar conversas importantes para a manhã, quando seu cérebro estiver mais fresco. Mesmo com o ritmo adequado, ao final de um longo dia de escuta, muitas vezes desejo apenas paz e sossego. Não se prepare para isso - faz parte da experiência.
 
6. Estigma de abóbora imediatamente.
Meu pai teve perda auditiva, mas raramente a divulgou por causa do estigma. Ele finalmente se distanciou de seus amigos e familiares por medo de descobrir. Quando notei minha perda auditiva, fiquei arrasada, porque tinha aprendido que era vergonhoso e algo a esconder. Que perda de tempo! Quando superei o estigma, me senti livre. As expectativas que eu tinha estabelecido para eu ouvir tudo perfeitamente desapareceram e, com isso, muito estresse.
 
7. Aqueles mais próximos a você podem desapontá-lo.
Dói quando seus amigos e familiares se esquecem de usar as práticas recomendadas de comunicação, especialmente depois de lembrá-los pela última vez. É frustrante quando eles deixam de chamar sua atenção antes de falar com você ou com as mãos cobrindo a boca, mas precisamos aprender a perdoar. Como nossos amigos e familiares estão mais conosco, há mais oportunidades para eles entenderem errado. Tente se concentrar no que eles estão fazendo corretamente, mas aceite o fato de que será necessário lembrá-los repetidamente.
 
8. Você pode levar uma vida inteira com perda auditiva.
Pode ser necessário usar soluções alternativas, mas a perda auditiva não deve impedir você de atingir seus objetivos ou aproveitar sua vida. Apesar da minha perda auditiva, pratico ioga, desfruto de passeios ao cinema e ao teatro, converso com amigos e familiares, educo meus filhos e me dedico a um trabalho significativo. Você também pode.
 
E você? O que você aprendeu com sua perda auditiva?
Busque na sua memória todos os ensinamentos que a perda auditiva te proporcionou e conte-nos em nossas redes sociais.
 
Fonte: Texto adaptado https://livingwithhearingloss.com/2019/04/09/what-my-hearing-loss-has-taught-me/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!