O uso de máscaras e sua interferência na vida de quem possui perda auditiva

18/06/2020 14:45

O uso de máscaras e sua interferência na vida de quem possui perda auditiva
Durante a pandemia, somos instruídos a usar máscaras faciais quando estamos em público e incapazes de distanciar socialmente. É para nossa proteção e também a segurança de outras pessoas. É importante fazê-lo, mas torna a comunicação muito difícil para pessoas com perda auditiva por vários motivos.
A máscara bloqueia fisicamente o som. De acordo com um estudo fascinante destacado na Hearing Review, as máscaras médicas atuam como um filtro acústico para a fala, enfraquecendo algumas frequências faladas pelo usuário em até 12 dB, dependendo do tipo de máscara. O estudo conclui: "A degradação da qualidade da fala, em combinação com o ruído / reverberação da sala e a ausência de pistas visuais, torna a fala quase ininteligível para muitos pacientes com perda auditiva".
Sugestões de leitura estão ausentes.
A grande maioria das pessoas com perda auditiva, geralmente fazem leitura labial enquanto ouvem. Essas dicas de leitura ajudam a entender melhor a fala, enquanto as expressões faciais ajudam a encontrar a emoção por trás das palavras. Com uma máscara, nenhuma dessas pistas está disponível, tornando mais difícil organizar os sons em uma palavra ou frase significativa. Isso pode levar à exaustão da perda auditiva devido ao aumento do esforço auditivo.
A regra de 1,8 m separa a questão.
Juntamente com o uso de máscaras, as pessoas foram solicitadas a se distanciarem fisicamente permanecendo em casa o máximo possível e mantendo uma distância de seis pés dos outros quando em espaços públicos. Essas regras ajudam a reduzir a probabilidade de transmissão do vírus de uma pessoa para outra, mas também dificultam a compreensão da fala, pois a maioria dos aparelhos auditivos funciona melhor quando está a menos de um metro e oitenta da fonte do som.
Dicas para se comunicar com pessoas usando máscaras
Embora esperemos que a pandemia termine em breve, é provável que o distanciamento físico, o uso de máscaras e outras precauções continuem por mais alguns meses. Precisamos aprender a adaptar nossas estratégias de enfrentamento à perda auditiva a esse admirável mundo novo.
· Solicitar que outras pessoas usem máscaras transparentes, se disponíveis
Máscaras transparentes permitem que pessoas com perda auditiva recebam algumas dicas de leitura, mas são difíceis de encontrar. Máscaras artesanais com um recorte transparente podem ser úteis em algumas situações, mas não são apropriadas para uso em ambientes médicos. Esse tipo de máscaras tendem a embaçar com o uso, embora um pouco de sabonete esfregado na área transparente da máscara possa ajudar.
· Uso de papel e caneta
Papel e caneta podem ser úteis em tempo real, ou você pode usá-los para sinalizar com seu nome e o que você precisa dizer. Por exemplo, se você estiver adquirindo algo na farmácia, inclua seu nome, o que está comprando e que tem problemas para ouvir, para que eles saibam se comunicar com você com cuidado.
· Use seu telefone como um bloco de notas
Use o aplicativo de anotações ou aplicativo semelhante no seu telefone para digitar o que você quer dizer e mostrá-lo à outra pessoa. Eles podem fazer o mesmo para que você possa se comunicar sem passar nenhum dispositivo ou papel e caneta entre os dois. Certifique-se de aumentar o tamanho da fonte para que possa ser lida mais facilmente à distância.
· Usar máscaras facilita a perda de aparelhos auditivos
Existem relatos de um grande aumento no número de aparelhos auditivos perdidos devido aos desafios do uso de máscaras. Dependendo do tipo de máscara, os elásticos podem ficar emrolados com os dispositivos atrás da orelha, fazendo-os cair quando a máscara é removida. O primeiro passo é estar ciente desse problema e operar com cautela. Uma estratégia poderia ser apenas remover sua máscara quando estiver em segurança em casa ou em uma área onde um dispositivo arremessado possa ser facilmente encontrado. Outra é encontrar maneiras de manter os elásticos ou tiras da máscara afastadas dos seus dispositivos, redirecionando-as para a cabeça. Ou use uma faixa de tecido para cobrir os dispositivos e mantendo-os longe dos elásticos da máscara. Experimente várias opções para ver o que funciona melhor para você e tenha cuidado ao retirar sua máscara.
Nesse período de distanciamento social o melhor é termos paciência e cuidado, pois em breve isso irá passar. Não deixe de seguir todas as normas para manter bem a sua saúde e também das outras pessoas.
Além disso, se você tem alguma dúvida quanto à sua audição e/ou seu aparelho auditivo entre em contato conosco para que possamos te auxiliar da melhor forma.
Fonte: https://livingwithhearingloss.com/2020/05/12/masks-are-the-latest-obstacle-for-people-with-hearing-loss/#more-16122

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!