Os aparelhos auditivos podem ajudar com o declínio cognitivo?

14/01/2022 13:45

Os aparelhos auditivos podem ajudar com o declínio cognitivo?
Todos nós queremos continuar velozes mentalmente quando envelhecermos. Demência, Alzheimer e declínio cognitivo são condições que todos desejam evitar.
Um número crescente de pesquisas demostram que a perda auditiva desempenha um papel importante na nossa capacidade de continuar mentalmente rápido conforme envelhecemos. Em uma análise de 2018 da pesquisa, concluiu-se que a perda auditiva não tratada aumenta o risco de demência em 50%.
Embora os pesquisadores admitam que a ciência ainda não é conclusiva sobre exatamente por que a perda auditiva não tratada aumenta o risco de demência, eles oferecem três razões prováveis.
A perda auditiva leva ao isolamento social
A perda auditiva não tratada tem sido associada ao aumento do isolamento social e da solidão, que tem ligações com o aumento do risco de Alzheimer e demência, segundo pesquisas.
Pense nisso – se você precisa se esforçar para ouvir, é provavel que voce se canse e portanto, se retire de atividades sociais ou situações em que a audição tem um papel importante.
A perda auditiva muda o quanto seu cérebro processa
À medida que a audição se torna mais difícil, seu cérebro precisa trabalhar mais para registrar e compreender o que você está ouvindo. Isso rouba a energia necessária para a memória e a compreensão. Os cientistas se referem a isso como a “teoria da carga cognitiva”.
Imagine que seu cérebro tenha uma certa quantidade de combustível. À medida que a perda auditiva aumenta, você usa mais “combustível” para entender o que está ouvindo, o que significa que você tem menos combustível para coisas como sua memória e tomada de decisões.
Perda auditiva acelera o encolhimento do cérebro
Por ultimo, a perda auditiva acelera a atrofia ou o encolhimento do cérebro.
Sim, acredite ou não, nossos cérebros encolhem conforme que envelhecemos. Mas os pesquisadores da John’s Hopkins descobriram que pessoas com deficiência auditiva perdiam mais tecido cerebral por ano do que aqueles com audição normal – provavelmente devido a atrofia causada pela falta de estímulo.
Então, o tratar a perda auditiva pode ajudar a manter a capacidade cognitiva?
Não existem evidências comprovando que o tratamento para perda auditiva pode prevenir o declínio cognitivo, mas dois estudos sugerem que ele pode ajudar (e outro ainda está em andamento).
Um deles, em 2015, estudou indivíduos durante um período de 25 anos e descobriu que aqueles com perda auditiva auto declarada que não usavam aparelhos auditivos apresentavam evidências de declínio cognitivo acelerado, enquanto aqueles com perda auditiva que   usavam aparelhos auditivos não apresentavam mais declínio cognitivo. do que aqueles com a audição normal.
Um estudo de 2017 foi ainda mais interessante. O estudo, conduzido pela Comissão Lancet de Prevenção e Cuidado da Demência, concluiu que tratar a perda auditiva na meia-idade é uma das nove coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir a demência. E – o mais importante – foi o fator de risco número um recomendado para tratar e “reduzir a incidência de demência ou atrasar substancialmente seu início”.
Os pesquisadores sugerem que o tratamento da perda auditiva “pode prevenir até 9% dos mais de 47 milhões de casos de demência no mundo“.
Usar aparelhos auditivos é um tratamento eficaz para a perda auditiva
Esse vínculo entre perda auditiva e declínio cognitivo – e os estudos acima – deve ser o suficiente para incentivar todos ainda mais a tratar a perda auditiva e não ignorar os sinais comuns de perda auditiva. E os aparelhos auditivos são uma maneira comum de tratar a perda auditiva.
Nossos   aparelhos auditivos Livio AI foram projetados especificamente para ajudar as pessoas a tratar sua perda auditiva e possuir uma boa saúde cognitiva. Além de serem nossos aparelhos auditivos com melhor desempenho e som, eles são o primeiro dispositivo Wearable que monitora a sua atividade cerebral e corporal.
A Revista Time gostou tanto do Livio que nomeou os aparelhos como uma das melhores invenções de 2019.
Saiba mais sobre o Livio AI : https://audicao.centroespecializadostarkey.com.br/livio

FONTE: https://starkeybrasilblog.wordpress.com/2020/07/09/os-aparelhos-auditivos-podem-ajudar-com-o-declinio-cognitivo/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!