Os benefícios de aprender uma nova língua.

01/03/2018 09:08

Os benefícios de aprender uma nova língua.
5 BENEFÍCIOS INUSITADOS EM APRENDER OUTRO IDIOMA
Aprender a falar um segundo idioma pode ser uma tarefa difícil. Isso acontece porque você está treinando seu cérebro para fazer algo muito mais complexo do que apenas memorizar novas palavras. Você está expandindo sua capacidade de pensamento em muitos sentidos.
A fluência em outras línguas oferece benefícios muito além da capacidade de pedir um café sem errar. Existem diversas pesquisas que provam essa importância para o cérebro humano. Listamos 5 benefícios que são inusitados e que podem te motivar a aprender um idioma estrangeira. Confira abaixo.
1. Grau de atenção aumenta rapidamente
Pesquisas mostram que, mesmo em um curto período de aprendizagem, uma nova língua aumenta a atenção e a agilidade mental de quem a estuda. Um estudo da Universidade de Edimburgo de 2016 avaliou 33 estudantes de 18 a 78 anos que participaram de um curso, de apenas uma semana, para aprender gaélico-escocês e encontrou um aumento em vários aspectos do grau de atenção mental nos estudantes.
2. É mais fácil ser multitarefa
Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que falantes bilíngues podem superar os monolíngues quando trabalham em vários projetos simultaneamente. É mais natural para o cérebro bilíngue editar rapidamente a informação que é irrelevante e aprimorar o que é importante. A fonte dessa habilidade vem do modo como eles utilizam os dois idiomas em seu dia a dia, fazendo com que o cérebro perceba e avalie as prioridades mais rapidamente.
3. Tomar decisões se torna mais simples
Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que somos capazes de pensar de forma mais racional e com menos preconceito quando usamos uma outra língua para avaliar as opções. Eles atribuíram esses efeitos ao fato de que o idioma estrangeiro permite maior distância emocional e cognitiva ao avaliar o que está em risco na decisão.
4. Memórias ficam mais protegidas
Segundo um estudo realizado em Luxemburgo, aqueles que falam mais de duas línguas possuem menos risco de ter problemas de memória como Alzheimer. A fluência em idiomas estrangeiros cria um efeito “protetor” na memória dos idosos que as utilizaram durante sua vida.
5. O cérebro fica maior
Um estudo de 2014 descobriu que, quanto mais tarde uma segunda língua é adquirida, maior é o efeito sobre o aumento da estrutura do cérebro. Além disso, de acordo com uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Georgetow, falantes bilíngues podem ter mais massa cinzenta nas regiões cerebrais responsáveis por atenção, inibição e memória de curto prazo.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2017/02/5-beneficios-inusitados-em-aprender-outro-idioma.html

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!