Perda auditiva: 7 sinais de que você precisa procurar um especialista
31/10/2019 12:00
Começa com uma dificuldade para entender o seu interlocutor. Depois, você passa a evitar ambientes ruidosos. Quando vê, está aumentando o volume da TV. Soa familiar?
Quando não é causada por um acidente ou traumatismo, a perda auditiva costuma começar de forma gradativa, e o seu tratamento precoce permite atenuar as consequências mais graves.
Mas como saber se você está com perda de audição e precisa procurar tratamento especializado?
Neste artigo, vamos abordar sete sinais e sintomas típicos de quem possui problemas de audição. Se um ou mais sintomas forem familiares, nós recomendamos que você procure a ajuda de um profissional para descobrir, por meio de um diagnóstico, a dimensão do problema.
Esta é a única maneira de evitar que a surdez se agrave e acabe impactando de forma decisiva na sua qualidade de vida.
Antes de prosseguir, porém, vale a pena dedicar alguns segundos para entender o conceito de perda auditiva.
Também chamada de surdez, a perda auditiva é a perda parcial ou total da audição, o que dificulta a compreensão e a comunicação. Suas causas variam entre causas congênitas, predisposição genética ou doença.
Esse problema te afeta? Vamos descobrir.
7 sintomas que indicam a perda auditiva
Selecionamos alguns dos principais sintomas de surdez ou de perda auditiva, que indicam que você precisa procurar ajuda. Acompanhe:
1. Diversas repetições até entender o interlocutor
Um dos primeiros sintomas da perda auditiva é a repetição de frases por parte do interlocutor. A pessoa com perda auditiva tem dificuldade para entender a pessoa com quem está conversando, e tem a impressão de que todos em sua volta estão murmurando.
Por isso, ela pede que a pessoa repita o que falou até conseguir entender.
2. Leitura labial para auxiliar o entendimento
Outro sintoma da perda auditiva — e que também está relacionado às conversas — é a opção pela leitura labial como alternativa para auxiliar o entendimento. Quem tem perda auditiva costuma se posicionar de frente ao interlocutor, de modo a enxergar a boca de quem está falando.
3. Irritação e frustração em ambientes ruidosos, como restaurantes
Quando almoça em algum restaurante fechado e lotado, você se sente incomodado por causa do barulho? Tem dificuldade para entender o que os outros estão falando devido ao ruído no fundo? Isso lhe causa irritação? Se a resposta for sim, esse pode ser um sinal de perda auditiva.
4. Necessidade de aumentar o som do rádio e da TV
Faça uma breve reflexão sobre o volume em que você assiste televisão e ouve o rádio do carro. Nos últimos meses, foi necessário aumentar o volume em relação ao que você escutava antigamente? Quando outras pessoas estão no carro ou na sala, elas reclamam do som muito alto? Se a resposta foi sim, eis aí mais um sintoma de que você está com problemas de audição.
5. Dificuldade de identificar a origem dos sons
Outro sintoma da perda auditiva é a dificuldade para entender e identificar a origem de um som. Em um ambiente ruidoso, por exemplo, você não consegue perceber se o som está vindo da esquerda ou da direita. Outro exemplo desse problema ocorre quando você está em um cômodo da casa e alguém fala de outro cômodo, mas você não consegue identificar onde.
6. Surgimento de zumbido
De uma hora para outra, você começa a ouvir um zumbido no ouvido. Pode ser fino ou grave, o tempo todo ou às vezes, no ouvido esquerdo ou direito. Se qual for a circunstância, esse zumbido pode ser um sintoma de um problema de audição, e merece a sua atenção — assim como a consulta com um especialista.
7. Isolamento social
Depois que você começa a ter dificuldades de audição — e não trata esse problema — uma das consequências possíveis é o isolamento social. De uma hora para outra, você começa a calcular se vale a pena realmente sair com os amigos para um happy hour naquele pub onde você não entende ninguém. De repente, você acha que o constrangimento de pedir para as pessoas repetirem ou não entender as piadas a todo o momento não vale a pena, e a opção é o isolamento social.
Você se fecha, começa a ficar mais tempo sozinho e evita a companhia das outras pessoas. Esse é um dos piores sintomas que a perda auditiva pode provocar, porque ele começa a interferir diretamente na sua qualidade de vida.
Atendimento especializado garante diagnóstico
Fala pra gente: se identificou com algum sintoma?
Se você se reconheceu em pelo menos um dos sete sinais elencados, é recomendável procurar a ajuda de um especialista, como um otorrinolaringologista.
Esse profissional vai saber fazer o diagnóstico completo da sua audição, por meio de exames como a audiometria e o teste auditivo, que revelam exatamente o nível e o tipo de perda auditiva, e se ela existe de fato.
Sem consultar os especialistas, você corre o risco de ver o problema se agravar e de perder qualidade de vida. Quanto antes você procurar ajuda, maiores as chances de atenuar o problema e impedir suas consequências.
Este artigo te lembrou alguém? Compartilhe!