Por que meu filho troca alguns sons da fala?

24/08/2023 14:15

Por que meu filho troca alguns sons da fala?
Para adultos, adolescentes, crianças mais velhas ou qualquer pessoa que já é falante há algum tempo, falar pode ser um ato automático. Dessa forma, raramente pensamos sobre quais são os movimentos que a língua e os lábios fazem para moldar o ar que vem dos pulmões junto ao som que provém das pregas vocais.
Falar é uma ação complexa. Para cada um dos sons da fala, as estruturas fonoarticulatórias (lábios, língua, dentes, mandíbula, bochechas, pregas vocais, entre outras) se organizam de forma distinta, para que nenhum som seja igual ao outro. Você já se perguntou por que os sons de /f/ e /v/ são diferentes, sendo que os lábios tocam exatamente no mesmo lugar quando vamos falar palavras com esses sons?
No entanto, a fala está longe de ser produzida somente pelas estruturas citadas anteriormente. A fala é dependente do cérebro, pois é ele quem organiza e coordena os movimentos que cada estrutura fonoarticulatória fará no momento em que pensamos a palavra que queremos dizer. Assim, pouco a pouco aprendemos cada um dos sons que compõem a língua materna, quando somos bebês, e levamos este registro sonoro para toda a vida.
Apesar de parecer um processo natural, no entanto, algumas crianças possuem dificuldades durante o processo de aquisição de alguns sons. É por isso que observamos trocas de sons em algumas palavras como, por exemplo, a ‘’estrela’’ que pode virar ‘’iteia’’. E não, NÃO É POR PREGUIÇA! Não existe preguiça de falar certo. Pelo contrário: quanto mais velha a criança é, mais ela percebe suas dificuldades, notando que sua fala é diferente das pessoas ao redor. Isso acaba deixando-a constrangida e, em muitos casos, desmotivada.
Espera-se que, com a idade, as crianças adquiram todos os sons de sua língua materna sem trocas; no entanto, quando isso não acontece, é o momento de procurar um fonoaudiólogo, profissional apto a avaliar e reabilitar a fala.
Nós aqui da OuveBem nos dedicamos a cuidar da sua audição.
🦻Central de Atendimento: 55 51 994066185 .
🌎 Site : http://www.ouvebem.com.br
🫂 Mais do que vender aparelhos auditivos, reabilitamos sua vida.
Reabilitamos a sua comunicação.
#terapiafonoaudiologicainfantil #terapiafonoaudiologica #acessibilidade #aparelhoauditivo #surdo #perdaauditiva #surdez #otorrinolaringologia #fonoaudiologia #audiometria #processamentoauditivo #otoneurologia #eletrofisiologia #pac #bera #peate #vecto #p300 #starkey #melhoraparelhoauditivo #fonoterapia #fono #terapiadafala #fonoaudióloga #fala #linguagem #TEA #motricidadeoral #criança

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!