Porque é importante ensinar saúde auditiva nas escolas primárias?

20/08/2020 13:45

Porque é importante ensinar saúde auditiva nas escolas primárias?
1. Um problema de saúde grande e crescente: A perda auditiva é um problema grande e crescente, com mais de 50 milhões de americanos sofrendo algum tipo de perda auditiva. Isso inclui 1 em cada 5 adolescentes! Esses dados são de uma pesquisa de 2010 e, portanto, os números são quase certamente maiores hoje, dado o uso onipresente de fones de ouvido por crianças de todas as idades.
 
2. Ensinar tópicos de saúde nas obras da escola: As recentes tendências melhoradas na incidência de gravidez na adolescência e o número de adolescentes que fumam demonstram que educar as crianças sobre os tópicos de saúde na escola pode ser eficaz. Curiosamente, eu sei que meus filhos ficam horrorizados com o fumo, porque aprenderam sobre os perigos para a saúde tão cedo na vida escolar.
 
3. Quanto mais cedo melhor:  no ensino fundamental, as crianças são mais abertas e dispostas a aprender sobre saúde e seus corpos com os pais e outros adultos do que quando chegarem ao ensino médio, onde as opiniões dos colegas têm precedência.  Além disso, quanto mais cedo ensinamos as crianças a usar protetores de ouvido e proteger sua audição, mais fácil é formar um hábito ao longo da vida.
 
4. O currículo existe: por  meio  de um planeta barulhento, o NIDCD  (Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação) já possui um currículo apropriado para a idade, e todos eles enviarão a você gratuitamente, mediante solicitação. De fato, os funcionários do It's a Noisy Planet vêm apresentando-se nas escolas há vários anos com grande sucesso. Mas eles não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Precisamos que nossas escolas locais participem dessa atividade.
 
5. 100% evitável :  a perda auditiva induzida por ruído é 100% evitável, afastando-se do som, diminuindo o volume ou bloqueando o som com tampões para os ouvidos ou similares. Com o mundo ficando cada vez mais barulhento, é importante começar a proteger sua audição o mais cedo possível.
O mundo atual está se tornando cada vez mais barulhento, além de que os jovens passaram a utilizar muito fones de ouvido. O grande problema nisso é que a população jovem está usufruindo dos fones por muitas horas durante o dia e com uma intensidade sonora alta o que pode provocar prejuízo na sua audição ao longo do tempo. Desse modo, é essencial ensinarmos as crianças/adolescentes como cuidar da sua audição e, principalmente, a importância dessa ação no futuro.
 
Precisamos cuidar da saúde auditiva das nossas crianças e adolescentes!!!
Se tiver alguma dúvida sobre a sua audição procure um Fonoaudiólogo.
 
Fonte: Texto adaptado https://livingwithhearingloss.com/2015/09/08/why-we-should-teach-hearing-health-in-elementary-schools/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!