Processamento auditivo central e as habilidades ligadas à audição
22/02/2017 17:55
A audição é parte fundamental dentro do processo de desenvolvimento da linguagem. Assim, quando trabalhamos com crianças que apresentam alterações da linguagem devemos sempre levar em consideração a Avaliação da audição.
A avaliação da audição não diz respeito apenas à audição periférica,pois a avaliação deve levar à identificação de pacientes que possivelmente apresentem audição dentro do limiar de normalidade, mas apresentam dificuldade em acompanhar a conversação em ambientes ruidosos.
O Processamento Auditivo Central pode ser definido como um conjunto de habilidades auditivas que o indivíduo necessita para interpretar o que foi
ouvido.
Desta forma, “o processamento auditivo é um conjunto de habilidades
específicas das quais o indivíduo depende para interpretar o que ouve.Tais habilidades são mediadas pelos centros auditivos localizados no tronco encefálico e no cérebro” (ALVAREZ et al., 2000), e podem ser dividas em:
Atenção – é a capacidade de selecionar estímulos, isto é, focar-se em um determinado estímulo sonoro em meio a outros sons competitivos auditivos e visuais, sendo imprescindível para a seleção de determinados estímulos em detrimento de outros;
Detecção – é a identificação da presença do som, demonstrando a capacidade de acuidade auditiva;
Sensação sonora – é o recebimento do estímulo sonoro via audição, sendo a partir desta que se percebe se um som é alto ou baixo, grosso ou fino, forte ou fraco, longo ou curto (intensidade, freqüência, duração);
Discriminação – está relacionada a capacidade de distinguir as características que diferenciam os sons da fala;
Localização sonora – é a capacidade de identificar o local de origem do som;
Associação – se refere à habilidade de associar o estímulo sonoro a outras informações já armazenadas de acordo com as regras da língua, refletindo na capacidade de receber, analisar e dar significado aos fragmentos de informação auditiva;
Reconhecimento – habilidade de identificar corretamente um evento sonoro previamente conhecido, sendo um processo totalmente aprendido;
Integração – permite a integração de informações auditivas com informações de outras entradas sensoriais e a utilização da informação de maneira rápida e eficiente;
Compreensão - é a habilidade de depreender o significado da informação auditiva;
Memória – é o processo que permite armazenar, arquivar informações acústicas para poder recuperá-las depois;
Organização da saída – é o conjunto de habilidades de seqüencialização,organização e evocação de estímulos auditivos para o planejamento da emissão de respostas. Qualquer perda ou atraso que aconteça em alguma das etapas do PA,origina o que se denomina de distúrbio do processamento auditivo central(DPAC). Várias outras manifestações podem ser encontradas em crianças e adolescentes que têm alteração do processamento auditivo (PEREIRA e CAVADAS, 1998). Essas manifestações podem ser reunidas de acordo com as dificuldades de comunicação, aprendizado escolar e ajustes sociais, conforme são descritas a seguir:
- dificuldade de compreensão em ambiente ruidoso;
- dificuldade para compreender palavras com duplo sentido e piadas;
- dificuldades de compreender o que lêem;
- possíveis problemas de fala, envolvendo predominantemente os fonemas /r,
l, s, z/;
- problemas de linguagem envolvendo o aprendizado das regras da
língua;
- problemas em organizar os pensamentos e apresentá-los por meio da
escrita ou mesmo em representar graficamente os sons da língua;
- comportamento agitado ou quieto demais;
- distração;
- possíveis desajustes sociais;
- o desempenho escolar mostra-se ruim em todas as matérias e não apenas uma ou outra, o que pode ser agravado dependendo da posição do aluno na sala de aula, do tamanho das salas, do nível de ruído ambiental e da intensidade e clareza da voz do professor.
Fonte: JUNQUEIRA, PATRÍCIA; DAUDEN C. BRANT. Terapia
fonoaudiológica: práticas e aspectos atuais.Rio de Janeiro: Revinter,
2009. –
A avaliação da audição não diz respeito apenas à audição periférica,pois a avaliação deve levar à identificação de pacientes que possivelmente apresentem audição dentro do limiar de normalidade, mas apresentam dificuldade em acompanhar a conversação em ambientes ruidosos.
O Processamento Auditivo Central pode ser definido como um conjunto de habilidades auditivas que o indivíduo necessita para interpretar o que foi
ouvido.
Desta forma, “o processamento auditivo é um conjunto de habilidades
específicas das quais o indivíduo depende para interpretar o que ouve.Tais habilidades são mediadas pelos centros auditivos localizados no tronco encefálico e no cérebro” (ALVAREZ et al., 2000), e podem ser dividas em:
Atenção – é a capacidade de selecionar estímulos, isto é, focar-se em um determinado estímulo sonoro em meio a outros sons competitivos auditivos e visuais, sendo imprescindível para a seleção de determinados estímulos em detrimento de outros;
Detecção – é a identificação da presença do som, demonstrando a capacidade de acuidade auditiva;
Sensação sonora – é o recebimento do estímulo sonoro via audição, sendo a partir desta que se percebe se um som é alto ou baixo, grosso ou fino, forte ou fraco, longo ou curto (intensidade, freqüência, duração);
Discriminação – está relacionada a capacidade de distinguir as características que diferenciam os sons da fala;
Localização sonora – é a capacidade de identificar o local de origem do som;
Associação – se refere à habilidade de associar o estímulo sonoro a outras informações já armazenadas de acordo com as regras da língua, refletindo na capacidade de receber, analisar e dar significado aos fragmentos de informação auditiva;
Reconhecimento – habilidade de identificar corretamente um evento sonoro previamente conhecido, sendo um processo totalmente aprendido;
Integração – permite a integração de informações auditivas com informações de outras entradas sensoriais e a utilização da informação de maneira rápida e eficiente;
Compreensão - é a habilidade de depreender o significado da informação auditiva;
Memória – é o processo que permite armazenar, arquivar informações acústicas para poder recuperá-las depois;
Organização da saída – é o conjunto de habilidades de seqüencialização,organização e evocação de estímulos auditivos para o planejamento da emissão de respostas. Qualquer perda ou atraso que aconteça em alguma das etapas do PA,origina o que se denomina de distúrbio do processamento auditivo central(DPAC). Várias outras manifestações podem ser encontradas em crianças e adolescentes que têm alteração do processamento auditivo (PEREIRA e CAVADAS, 1998). Essas manifestações podem ser reunidas de acordo com as dificuldades de comunicação, aprendizado escolar e ajustes sociais, conforme são descritas a seguir:
- dificuldade de compreensão em ambiente ruidoso;
- dificuldade para compreender palavras com duplo sentido e piadas;
- dificuldades de compreender o que lêem;
- possíveis problemas de fala, envolvendo predominantemente os fonemas /r,
l, s, z/;
- problemas de linguagem envolvendo o aprendizado das regras da
língua;
- problemas em organizar os pensamentos e apresentá-los por meio da
escrita ou mesmo em representar graficamente os sons da língua;
- comportamento agitado ou quieto demais;
- distração;
- possíveis desajustes sociais;
- o desempenho escolar mostra-se ruim em todas as matérias e não apenas uma ou outra, o que pode ser agravado dependendo da posição do aluno na sala de aula, do tamanho das salas, do nível de ruído ambiental e da intensidade e clareza da voz do professor.
Fonte: JUNQUEIRA, PATRÍCIA; DAUDEN C. BRANT. Terapia
fonoaudiológica: práticas e aspectos atuais.Rio de Janeiro: Revinter,
2009. –