Qual é a importância do brincar para o desenvolvimento da linguagem?

21/07/2023 10:45

Qual é a importância do brincar para o desenvolvimento da linguagem?
A infância é um período de curiosidades e descobertas. Dessa forma, é por meio das brincadeiras e do lúdico que as crianças desenvolvem capacidades sociais, cognitivas, emocionais e intelectuais. Ao explorar o meio em que está inserida, a criança também explora e cria representações do mundo, trazendo para a brincadeira situações reais que vive. Apesar de parecer simples para os adultos, esta capacidade de representação simbólica é bastante complexa e cria novas redes neurais à medida que as crianças se desenvolvem na brincadeira e na vida; e, assim como em todas as fases do desenvolvimento, o brincar também passa por alguns estágios.
Inicialmente, as crianças buscam por jogos mais simples, como os jogos de causa e efeito (abrir, fechar, colocar uma bolinha no brinquedo e vê-la descer diversas vezes, entre outros). Além disso, o brincar inicial é mais exploratório, onde as crianças exploram as características dos brinquedos sem dar uma função propriamente dita a eles.
Depois, o brincar evolui para jogos mais estruturados, em que há até mesmo a combinação de peças de dois jogos para formar um novo. A brincadeira evolui até chegar aos níveis mais simbólicos, onde a colherzinha de plástico pode virar uma espada, tampinhas de garrafa podem ser comidinha para as bonecas e uma caixa de papelão é suficiente para que a criança assuma o papel de piloto de corrida.
O brincar engloba muitos conhecimentos. É muito mais complexo do que imaginamos. E é o melhor caminho para desenvolver habilidades motoras, linguísticas, cognitivas e muito mais!
No consultório fonoaudiológico há sempre brincadeira, mas todas as brincadeiras são pensadas com propósitos específicos de acordo com a demanda trazida por cada criança.
Nós aqui da OuveBem nos dedicamos a cuidar da sua audição.
🦻Central de Atendimento: 55 51 994066185
.
🌎 Site : http://www.ouvebem.com.br
.
🫂 Mais do que vender aparelhos auditivos, reabilitamos sua vida.
#acessibilidade #aparelhoauditivo #surdo #perdaauditiva #surdez #otorrinolaringologia #fonoaudiologia #audiometria #processamentoauditivo #otoneurologia #eletrofisiologia #pac #bera #peate #vecto #p300 #starkey #melhoraparelhoauditivo #fonoterapia #fono #terapiadafala #fonoaudióloga #fala #linguagem #TEA #motricidadeoral #criança

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!