Qual o melhor fone de ouvido e como usar de forma segura?

01/10/2020 14:15

Qual o melhor fone de ouvido e como usar de forma segura?
Um dos motivos da perda auditiva causada por sons intensos é o uso inadequado de fones de ouvido. Isso significa o fone de ouvido está proibido? Não, mas cuidados devem ser tomados para que as músicas e outros sons possam ser desfrutados sempre.
Atenção: alguns cuidados importantes na escolha do fone de ouvido e uso adequado do equipamento:
Fones supra auriculares (que cobrem toda orelha) são mais indicados pois diminuem a intensidade dos sons externos, fazendo com que o volume do fone não precise ficar tão alto. Há modelos destes fones maiores, que não ocluem os microfones dos aparelhos auditivos que ficam atrás da orelha;
Mantenha a intensidade do som em no máximo 50% da capacidade do equipamento;
Evite utilizar os fones em locais barulhentos. Na tentativa de sobrepor o ruído externo você pode acabar extrapolando a intensidade segura para sua audição, além de não ouvir alguns sons de alerta que são importantes. Dentro de ônibus por exemplo: temos o ruído da rua, do motor, das portas abrindo e fechando, do sinal de parada, das pessoas conversando… Situações como essa já representam risco. Ao invés de utilizar fones de ouvido busque por abafadores de ruído.
Os fones de ouvido auriculares, que geralmente vem quando adquirimos smartphones, não possuem barreiras contra ruído externo e são colocados muito próximos do nosso sistema auditivo. A atenção deve ser redobrada, mantendo o som em baixa intensidade.
Use os fones nas duas orelhas em intensidade baixa. Utilizar um fone só faz com que você coloque o volume ainda mais alto.
Faça pausas para descanso dos seus ouvidos.
Observe se mesmo ouvindo música com fones você consegue ouvir conversas a sua volta, caso não consiga abaixe o volume. A intensidade do fone não pode ultrapassar a intensidade da voz normal das pessoas.
Invista em fones de ouvido que façam o cancelamento ativo do ruído externo.
A maioria dos smartphones avisam quando a intensidade de som segura é extrapolada, não ultrapasse o recomendado.
 
Cuide da sua audição, pois é por meio dela que você consegue se comunicar de forma efetiva com as pessoas que ama. Mantenha sua qualidade de vida preservando audição.
Se você tem dúvidas quanto à sua saúde auditiva procure um profissional e faça uma avaliação!
 
Fonte: https://www.eauriz.com.br/fone-de-ouvido/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!