Sete maneiras de facilitar a vida de alguém com perda auditiva

27/08/2020 13:45

Sete maneiras de facilitar a vida de alguém com perda auditiva
Você tem alguém com perda auditiva em sua vida? É provável que sim. E, você provavelmente notou como eles, às vezes, lutam para acompanhar uma conversa ou evitam trocas sociais que podem ser desafiadoras ou exaustivas. Talvez você esteja se perguntando o que pode fazer para ajudar. Este post fornece sugestões para auxiliar na vida de pessoas com perda auditiva. 
1. Use as melhores práticas de comunicação.
Ao conversar com alguém que tem perda auditiva, use as melhores práticas de comunicação. Chame a atenção primeiro, pois na maioria dos casos, a pessoa com perda auditiva precisa ver seu rosto e lábios para ouvi-lo. Não fale de outra sala e certifique-se de manter sua boca à vista quando estiver falando. Por favor, não cubra a boca com as mãos nem fale enquanto come.
Fale claramente e em um ritmo moderado, mas não grite. Quando estiver em um grupo, fale um de cada vez para uma melhor chance de compreensão e, se o tópico mudar, avise.
2. Gerencie o ambiente para uma audição ideal.
O meio ambiente é um ingrediente crítico para a capacidade de ouvir. Mantenha o ruído de fundo ao mínimo e a área bem iluminada para que seja possível ver sua boca para leitura labial. Deixe a pessoa com perda auditiva escolher onde você irá encontrá-la, para que ela possa escolher um local que facilite a comunicação. Em uma mesa, primeiro pergunte onde eles querem se sentar. Se possível, peça à pessoa com perda auditiva que organize os assentos para todos.
3. Forneça apoio, não piedade.
Se alguém disser que tem perda auditiva, não se desculpe. Não há nada para você se desculpar. Simplesmente pergunte o que você pode fazer para ajudá-los a ouvir o que têm de melhor e siga as instruções. Seu esforço é muito apreciado.
Entenda que os aparelhos auditivos não funcionam como os óculos e não restauram a audição ao normal. Sabemos que pode ser frustrante ter que se repetir, mas tente manter uma atitude positiva. A comunicação exige trabalho de ambos os lados.
Quando você tem perda auditiva, a conversa exige muito esforço, de forma que nosso cérebro esteja constantemente trabalhando para descobrir o que foi dito com base no contexto da discussão. Depois de um longo dia ouvindo, podemos ficar exaustos com a perda auditiva. Seja paciente quando isso acontecer ou sugira que façamos uma pausa para ouvir e recarregar.
4. Pratique uma boa comunicação sem lembretes.
Não é divertido explicar constantemente aos seus parceiros de comunicação regulares como ajudá-lo a ouvir o seu melhor. A pessoa com perda auditiva pode sentir que está importunando e também pode ser doloroso quando as pessoas mais próximas a você parecem não se lembrar do que precisam fazer para incluí-lo na conversa. Entendemos que é preciso um esforço extra para conversar com pessoas com perda auditiva, mas vale a pena. Quando você se lembra de manter sua boca descoberta e seguir outras práticas recomendadas de comunicação sem ser solicitado, você mostra que se importa.
5. Seja parceiro nos esforços de autodefesa.
Pode ser cansativo solicitar que o garçom repita os pratos especiais em cada restaurante ou para recuperar o dispositivo de legenda em cada filme. Quando você ajuda nessas tarefas, isso o torna um parceiro da pessoa com perda auditiva, mostra que você entende a luta e ajuda a conservar energia para os muitos momentos de autorrepresentação que estão por vir.
6. Evite o temido “deixa para lá”.
Repetir o que você disse pode ser entediante, mas, por favor, não responda às nossas solicitações “ deixa pra lá” . Para alguém com perda auditiva, isso parece uma rejeição, uma repreensão e um tapa na cara ao mesmo tempo. Isso se aplica a frases semelhantes como "não é importante" ou "esqueça". Ouvido muitas vezes, esse tipo de afastamento pode fazer com que a pessoa com perda auditiva se desvencilhe, preferindo o isolamento ao insulto.
Se alguém com perda auditiva solicitar que você repita o que disse, faça-o ou tente reformular a frase. Outro truque é pedir à pessoa que repita o que achou que ouviu, para que você possa fornecer as peças que faltam. Com uma atitude colaborativa, as más audiências também podem ser muito engraçadas.
7. Experimente novas tecnologias.
Os aparelhos auditivos por si só muitas vezes não são suficientes em situações difíceis de ouvir, como um restaurante lotado, um coquetel ou mesmo no cinema. Novos produtos são desenvolvidos constantemente para facilitar as coisas para pessoas com perda auditiva. Fique por dentro das novas tecnologias e incentive a experimentação com novos dispositivos. Se vocês fizerem o trabalho juntos, você e a pessoa com perda auditiva se beneficiarão, e pode até ser divertido. A tecnologia é desafiadora, mas com a prática pode mudar vidas.
           
Fonte: https://livingwithhearingloss.com/2019/05/07/seven-ways-you-can-make-life-easier-for-someone-with-hearing-loss/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!