Surdez e Depressão- Qual a ligação?

09/10/2017 14:29

Surdez e Depressão- Qual a ligação?
Perda auditiva está relacionada a depressão, especialmente entre mulheres e pessoas com idade inferior a 70 anos, segundo um estudo.
-Perda auditiva pode causar depressão
Quando a capacidade auditiva diminui, isso pode levar o indivíduo à depressão, principalmente mulheres e pessoas com a idade abaixo de 70 anos de idade estão em alto risco de obterem depressão, causada por perda auditiva, conforme um estudo realizado nos Estados Unidos.
-Deficiência auditiva e depressão
Baseado em dados de uma pesquisa feita pela National Health and Nutrition Examination Survey incluindo 18.000 adultos com a idade de 18 anos ou acima disso, um grupo de pesquiadores descobriram a relação entre deficiência auditiva e depressão.
Entre os adultos com uma excelente experiência auditiva, 5% sentiam-se deprimidos. Esse número aumentou para 7% para os que tinham uma boa audição, enquanto que àqueles que tinham uma significante deficiência auditiva e que sofriam de depressão a cifra aumentou para 11,4%. É interessante observar que os participantes surdos pareciam quase imunes à depressão, com a taxa de apenas 0.06%.
Além disso, em todos os níveis de perda auditiva, aproximadamente 15% das mulheres de todas as idades sentiam-se deprimidas comparadas com 9% dos homens.
-Falta de comunicação
Apesar dos relatórios das pesquisas sobre a relação de causa e efeito entre perda auditiva e depressão ser desconhecida, o presidente da National Council on Ageing, nos Estados Unidos, James Firman, não ficou surpreso com os resultados.
“As pessoas com perda auditiva, especialmente àquelas que não usam aparelho auditivo, encontram mais dificuldade em comunicar-se, nas relações familiares,sociais e no trabalho.”
Baseado no estudo os pesquisadores recomendam que se você suspeita que tem perda auditiva deverá contatar um professional da área e procurer fazer um teste de audição.
-Sobre o estudo
O estudo foi realizado pelo grupo de pesquisadores do instituto National Institute on Deafness and Other Communication Disorders, nos Estado Unidos e publicado na JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery.

Fonte: 
http://www.hear-it.org/pt/perda-auditiva-pode-causar-depressao

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!