Tocar um instrumento musical pode trazer benefícios à audição

15/04/2022 16:15

Tocar um instrumento musical pode trazer benefícios à audição
A música sempre foi conhecida por trazer grandes benefícios  à saúde em geral.  Isso porque ela afeta a estrutura e a função de diferentes regiões do cérebro, alterando o modo de como elas se comunicam e a reação do cérebro a diferentes estímulos sensoriais.
Aprender a tocar um instrumento, segundo um estudo canadense, afina o cérebro. Pesquisadores do Centro de Ciência Baycrest, em Ontário, descobriram que as áreas do cérebro ligadas à audição e à percepção motora são as mais ativas quando se aprende a tocar um instrumento musical. Dessa forma, a prática poderia ser usada para manter as habilidades auditivas e evitar declínios cognitivos que comprometem a capacidade motora durante o envelhecimento.
Os pesquisadores destacam ainda que os resultados surpreenderam principalmente pelo tempo rápido que a análise foi realizada e pela sua simplicidade.  
Para os investigadores, as constatações dão validade a uma suspeita na área, e os benefícios se estendem a outros instrumentos. Afinal, este  é o primeiro estudo a demonstrar que aprender o movimento necessário para reproduzir um som em um instrumento altera a percepção feita pelo cérebro de uma maneira que não é vista apenas quando ouvimos música.

FONTE: https://starkeybrasilblog.wordpress.com/2017/07/13/tocar-um-instrumento-musical-pode-trazer-beneficios-a-audicao/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!