Três perguntas mais comuns sobre perda auditiva e suas respostas

17/12/2021 09:30

Três perguntas mais comuns sobre perda auditiva e suas respostas
Você trata uma gripe diferente de uma alergia, certo? Assim como lida com uma torção de forma diferente de uma fratura, as informações são importantes para ficarmos mais tranquilos quando recebemos um diagnóstico.
De forma similar, se o seu paciente tem perda auditiva, é útil saber o máximo de detalhes possível. Que tipo de perda auditiva ele tem? O que está causando isso (ou causou)? O quão ruim é?
Quando você sabe dessas coisas, é possível tratar a perda auditiva do seu paciente com precisão para que ele possa voltar a viver a vida de forma completa.
Quais tipos de perda auditiva existem?
Se você tem um paciente com perda auditiva, ele poderá se enquadrar em um de três tipos: perda auditiva neurossensorial, perda auditiva condutiva ou perda auditiva mista.
Perda de audição neurossensorial
A perda auditiva neurossensorial é o tipo mais comum de perda auditiva. Acontece quando os nervos do ouvido interno e as células ciliadas sofrem danos, provavelmente devido à idade, exposição ao ruído, lesões ou até doenças. A perda auditiva neurossensorial geralmente não pode ser tratada clinicamente ou cirurgicamente, mas pode ser tratada com aparelhos auditivos.
Perda auditiva condutiva
A perda auditiva condutiva é causada por uma obstrução no ouvido externo ou médio, como líquidos, tumores, cera de ouvido e etc. Essa obstrução, seja ela qual for, faz com que o som não chegue ao ouvido interno. A perda auditiva condutiva geralmente pode ser tratada cirurgicamente ou com medicamentos.
Perda auditiva mista
A perda auditiva mista é exatamente o que o nome diz, uma combinação de perda auditiva neurossensorial e condutiva.
O que pode ter causado a perda auditiva?
Muitas coisas podem causar perda auditiva. As duas causas mais frequentes são o envelhecimento natural e a exposição a ruídos altos (ao longo do tempo ou por meio de som repentino em decibéis extremamente altos). A perda auditiva relacionada à idade (também chamada de presbiacusia) e a perda auditiva induzida por ruído (também conhecida como PAIR) parecem ser tipos de perda auditiva. Mas não se confunda, elas são, na verdade, causas da perda auditiva neurossensorial.
Causas menos frequentes de perda auditiva são:
Genética
Machucados
Vírus ou doenças
Ototoxicidade (medicamentos que prejudicam a audição)
Acúmulo de cera ou objetos estranhos no ouvido
Obesidade
Tabagismo
Hipertensão
Qual é a gravidade da perda auditiva?
A única maneira de responder essa pergunta é realizar um audiograma com o seu paciente. Após vários testes, você irá documentar seus limiares de audição, mapeando os sons mais suaves que se pode ouvir em diferentes frequências ou tons. O resultado será um audiograma, que mostra visualmente quais tipos de sons que têm mais problemas para ouvir e o quão séria é a a perda auditiva.
Como um profissional da audição pode responder a todas as perguntas sobre perda auditiva
Assim como uma consulta com um médico ortopedista que irá pedir exames e radiografias para confirmar uma torção ou fratura. A consulta com um profissional da audição pode ser composta de um exame e um teste de audição para confirmar o tipo, a causa provável e a gravidade da sua perda auditiva.
Só então o paciente saberá com segurança o que está lidando e como um bônus, ele estará no lugar certo e com a pessoa certa para resolver esse problema, para que ele volte a viver a vida em sua plenitude.

FONTE: https://starkeybrasilblog.wordpress.com/2021/09/29/tres-perguntas-mais-comuns-sobre-perda-auditiva-e-suas-respostas/

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!