Você tem zumbido?

06/08/2020 14:00

Você tem zumbido?
Zumbindo, assobiando, apito, cachoeira, grilo - esse barulho que você ouve é chamado de zumbido!
 
O que é o zumbido?
Zumbido é um termo médico para a sensação de ouvir sons nos ouvidos ou na cabeça quando nenhum som externo está presente. O zumbido é uma condição audiológica e neurológica que pode ser leve e intermitente, grave e persistente. Nos EUA é muito comum veteranos apresentarem zumbido.
 
Quais são os sintomas do zumbido?
Os sintomas do zumbido variam de acordo com cada pessoa que o possui. Mas universalmente, é a sensação de um ruído prolongado que você "ouve" em seu ouvido. A maioria descreve o ruído como "zumbido nos ouvidos", embora outros o descrevam como assobio, zumbido, apito ou cachoeira.
Para alguns, o zumbido é pouco frequente ou temporário e "não é tão ruim" - notável principalmente quando o ambiente está calmo e silencioso. Para outros, o ruído é grave e constante - aparentemente impossível ignorar profundamente afetando sua qualidade de vida.
 
***Até 90% das pessoas com zumbido também apresentam perda auditiva induzida pelo ruído (WebMD).
 
O que causa o zumbido?
Cientistas e especialistas em saúde não sabem a causa física exata do zumbido, mas várias fontes são conhecidas por desencadear ou piorar o zumbido, incluindo:
·                    Ruídos altos e perda auditiva - A exposição a ruídos altos é a maior causa de zumbido. Pode destruir os cílios não regenerativos (pelos minúsculos) na cóclea, causando zumbido permanente e/ou perda auditiva.
·                    Envelhecimento - Com a idade, esses mesmos cílios se deterioram gradualmente, o que pode levar a zumbido e/ou perda auditiva.
·                    Medicamentos ototóxicos - alguns medicamentos prescritos como antibióticos, anti-inflamatórios e antidepressivos são prejudiciais ao ouvido interno, bem como às fibras nervosas que conectam a cóclea ao cérebro.
·                    Condições auditivas - Sabe-se que condições como otosclerose e doença de Ménière, que são doenças do ouvido, causam zumbido.
·                    Condições de saúde - O zumbido também pode ser um sintoma de condições de saúde como doenças cardiovasculares, hipertensão, estresse, lesões cerebrais e ansiedade.
 
Existe cura para o zumbido?
Infelizmente, não existe cura comprovada para o zumbido, mas a American Tinnitus Association reconhece que existem opções de tratamento que proporcionam alívio do zumbido. Existem soluções de tecnologia de zumbido que abrangem duas dessas opções de tratamento - aparelhos auditivos e terapia sonora - e são clinicamente comprovadas para aliviar os sons irritantes do zumbido e proporcionar alívio.
 
A presença de zumbido na vida das pessoas pode prejudicar bastante na sua qualidade de vida, sendo que nesse período de pandemia que acabamos ficando mais ansiosos e estressados pode agravar a sensação do seu zumbido.
Se você tem zumbido procure o auxílio de um profissional e busque melhorar a sua qualidade de vida!
 
Fonte: Texto adaptado https://www.starkey.com/tinnitus/symptoms-and-causes e https://www.starkey.com/tinnitus
 
 
 
 
 
 

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!