Zumbido no ouvido: entenda como tratar

17/04/2020 13:45

Zumbido no ouvido: entenda como tratar
O zumbido no ouvido afeta aproximadamente 278 milhões de pessoas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que haja pelo menos 28 milhões de pessoas afetadas pelo problema.

Caracterizado como um apito, um assovio, o som de uma cigarra ou de vento no ouvido, o zumbido pode afetar desde jovens a idosos, e pode estar relacionado a diferentes problemas. 

Em 90% dos casos, no entanto, o zumbido está associado à perda de audição, e é um indicativo de que você precisa procurar um otorrinolaringologista para amenizar o problema.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o zumbido é um sintoma, e não uma doença.

Por isso, ele deve ser tratado como se trata a dor — investigando as causas e atuando na origem.

Neste artigo, você vai entender o que é o zumbido, quais são as causas do zumbido no ouvido, como tratar o zumbido no ouvido e por que os aparelhos auditivos são aliados poderosos no combate a esse problema. 

Vamos lá?

O que é zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido ocorre quando você ouve um barulho no ouvido sem que haja estímulo externo. 

Para entender isso, basta compreender como a nossa audição funciona. 

De forma resumida, o seu ouvido capta a vibração dos sons, e transforma essa vibração em impulsos elétricos, que são enviados para o cérebro.

Quando as vias auditivas passam a enviar impulsos sem que haja um som externo, surge o zumbido. 

Mais comum em idosos, ele também pode afetar crianças, jovens e adultos, mas é impossível determinar exatamente como ele se manifesta para cada pessoa, porque as descrições variam.

É necessário separar, no entanto, o zumbido eventual, que ocorre após uma longa exposição a sons altos, como festas e shows, do zumbido que surge sem razão aparente. Esse zumbido eventual desaparece após algumas horas. Neste artigo, estamos tratando do zumbido que é constante.

A seguir, listamos algumas das principais descrições de quem procura um otorrinolaringologista acusando zumbido no ouvido:

- Barulho no ouvido
- Chiado no ouvido
- Zunido no ouvido
- Apito no ouvido
- Ouvido zunindo
- Ouvido apitando
- Barulho de vento no ouvido
- Ruído no ouvido
- Barulho de cigarra no ouvido
- Som de cachoeira no ouvido
- Barulho de vento no ouvido
- Som de panela de pressão no ouvido

Para quem convive com o problema, o zumbido pode se tornar insuportável, impactando profundamente a qualidade de vida.

Quer um exemplo? Coloque-se no lugar de uma pessoa que, ao ir para a cama em um dia qualquer, percebeu um chiado no ouvido quando deitou a cabeça no travesseiro. 

No início, você toma um susto, mas espera que o problema passe ao longo dos dias. Mas não é o que acontece. 

O chiado começa a tomar toda a sua atenção, e você sente dificuldades para se concentrar no trabalho, conversar e interagir com as pessoas. 

Assim, busca o isolamento social, e quer apenas ficar em silêncio. Só que o silêncio nunca vem. Sem outras distrações, o zumbido parece aumentar, e você se percebe preso ao problema.

A impotência diante do zumbido, em casos graves, pode levar até ao desespero, já que você descobre que é completamente incapaz de lidar com o zumbido.

Percebe como o zumbido no ouvido pode ser aflitivo para quem lida com o problema. Como veremos ao longo do texto, o grande segredo para reverter essa situação é assumir o controle sobre o barulho, e não se permitir ser dominado por ele.

Mas, antes de analisar o que fazer para amenizar o zumbido no ouvido, é fundamental entender a quais patologias o zumbido pode estar associado. Acompanhe:

Causas do zumbido no ouvido

Estima-se que, em 90% dos casos, o zumbido no ouvido esteja associado a problemas de audição. 

Isso porque, quando a percepção auditiva deixa de funcionar corretamente, alguns impulsos elétricos podem ser enviados para o cérebro sem que haja fonte sonora externa. É isso que caracteriza o zumbido.

Mas o zumbido também pode estar relacionado a outras patologias. Confira alguns dos problemas que podem provocar o zumbido: 

- Pressão alta
- Diabetes 
- Pré-diabetes
- Colesterol alto
- Triglicérides
- Problemas da articulação da mastigação
- Excesso de cera
- Infecções
- Lesões no ouvido
- Desvios de coluna
- Alterações cardiovasculares
- Excesso de cafeína, álcool ou tabaco

Tratamento para zumbido no ouvido

Embora não haja cura para o zumbido no ouvido, é possível tratá-lo.

O tratamento depende da patologia à qual o zumbido está associado, e pode variar para cada pessoa. Você nunca conseguirá eliminar o zumbido efetivamente, mas conseguirá conviver com ele e “esquecer” do zumbido, caso opte pelo melhor tratamento.

Em alguns casos, há otorrinolaringologistas que trabalham com técnicas terapêuticas, que misturam sessões de relaxamento, meditação e concentração, para guiar o pensamento e assumir o controle sobre ele.

O tratamento também pode envolver a mudança de hábitos, como evitar comportamentos que estejam associados com o zumbido, praticar atividades físicas e comer de forma mais saudável.

No entanto, na maioria dos casos, o zumbido no ouvido está associado a algum grau de perda auditiva ou de problema no sistema auditivo. É por isso que o aparelho auditivo para amenizar o zumbido é uma das principais soluções indicadas no tratamento.

Aparelho auditivo para zumbido

Os aparelhos auditivos para zumbido não apenas melhoram a sua audição, como também atenuam o zumbido, aliviando o som persistente que o incomoda.

Na prática, eles amplificam o som externo. Como você ouve melhor, deixa de prestar atenção ao zumbido. Ele está ali, mas você não o percebe mais. 

Nossos pacientes que vêm até nós se queixando de zumbido no ouvido experimentam ótimos resultados com os aparelhos auditivos da Starkey projetados para atenuar o zumbido.

Líder de mercado em nível internacional, a Starkey oferece a tecnologia mais avançada para que você possa reabilitar a sua audição e, mais do que isso, reabilitar a sua vida. É por isso que o uso de aparelhos auditivos é tão indicado para quem quer tratar o zumbido no ouvido. 

Se você sofre com zumbido, a nossa recomendação é procurar atendimento especializado com um otorrinolaringologista o mais rápido possível. 

Só assim você conseguirá identificar o problema para se livrar do zumbido. 

Aqui na Ouve Bem, estamos à disposição para te ajudar a tratar o zumbido com os aparelhos auditivos da Ouve Bem?

Marque uma consulta e venha nos visitar!

Clique aqui e fale conosco no whatsapp!